autobiografia do vermelhoGerião &
Hércules

07/11/2021 — Está nas livrarias a obra “Autobiografia do Vermelho” da autora canadense Anne Carson. Trata-se de um romance em versos que recria o mito do Gerião. O Gerião é na Mitologia Grega é um monstro vermelho que o Héracles (Hércules) teve de exterminar para cumprir um dos doze trabalhos impostos a ele. Nesse romance, a autora transforma o Gerião num menino sensível e absorto. Na tradição original, o personagem é um gigante que possuía três cabeças e corpo tríplice até a altura dos quadris. Era o responsável pela guarda de um enorme rebanho de bois. A recriação do mito se baseia nos escritos deixados pelo poeta grego Estesícoro. O “Autobiografia do Vermelho” foi publicado originalmente em 1998.

frontal1ANNE CARSON nasceu no dia 21 de junho de 1950 na cidade de Toronto, capital da Província de Ontário, Canadá. Tomou contato com a literatura grega clássica quando cursava o ensino médio. Continuou a estudar clássicos na Universidade de Toronto no curso direcionado ao aprendizado e à pesquisa da antiguidade grega e romana. Tornou-se depois doutora nesses assuntos. Deu aulas em muitas universidades no Canadá e nos Estados Unidos, com destaque para a Universidade do Michigan. Estreiou como escritora com o ensaio “Eros: O Agridoce”, publicado em 1986. Além de escrever sobre mitologia grega, traduziu para o inglês diversos autores antigos como o poeta trágico Eurípedes e o dramaturgo Sófocles, ambos gregos.

geriao1Gerião
Na tradição mais corrente, o GERIÃO era um gigante, filho do Crisanor e da Calírroe. Possuía três cabeças e corpo tríplice até a altura dos quadris. Morava na Ilha de Eritreia, no Extremo Oriente, onde tinha um enorme rebanho de bois. Cumprindo um dos trabalhos a ele impostos, o Héracles (Hércules) foi incumbido de buscar o rebanho. Ao saber do furto dos bois, o Gerião partiu no encalço do Héracles. No confronto, o gigante foi morto a flechadas pelo herói. Este, entretanto, não teve muita sorte, pois o rebanho, atacado por um enxame de insetos mandado pela deusa Hera, dispersou-se pelas montanhas.


 

 

 



© 2017 Tio Oda - Todos os direitos reservados