Hunerico
& Religião

01/02/481 — Aconteceu nesta data a histórica reunião entre bispos católicos e bispos arianos na cidade de Cartago (atual Tunísia). O encontro foi convocado pelo rei dos vândalos Hunerico. O objetivo dele era forçar a conversão dos bispos católicos ao arianismo e unificar a fé no seu reino sob a doutrina ariana. Os vândalos, que haviam conquistado o Norte da África no ano 429, eram arianos, uma vertente que negava a divindade plena do Jesus Cristo. Eles perseguiam a Igreja Católica. Estabeleciam bispos arianos rivais e confiscavam propriedades católicas.

O rei Hunerico assumiu o poder no ano 477. Ele queria a todo custo consolidar o arianismo no Norte da África. Mas não podia bater de frente com a Igreja Católica. Por isso, buscou a conciliação, com base num debate teológico. Esse era o pretexto oficial. Mas o que se viu foi um encontro destinado a pressionar os católicos a aceitarem o sistema ariano. Os bispos católicos, liderados pelo Eugênio de Cartago, recusaram-se a aceitar a doutrina ariana e defenderam a trindade e a divindade do Jesus Cristo. Assim, a reunião fracassou. Não conseguindo o seu intento, o rei Hunerico mandou exilar os bispos católicos e intensificou a perseguição àqueles que ficaram no território do império ariano.

Cinema

01/02/1893 — Terminou nesta data a construção do primeiro estúdio cinematográfico do mundo na cidade de West Orange no Estado da Nova Jersey nos Estados Unidos. Denominado “Black Maria” foi obra do Thomas Edison, o inventor da lâmpada incandescente. O estúdio realizou 1.200 filmes pela Edison Manufacturing Company entre 1894 e 1911 e pela Thomas A. Edison, Inc. entre 1911 e 1918. Desse montante, cinquenta e quatro filmes foram longa-metragens. O restante resultou em curtas-metragens. O estúdio fechou em 1918. Em 1920, As produções do cinema americano se concentraram em Hollywood na cidade de Los Angeles. Surgiram então os grandes estúdios: 20th Century Fox, Paramount, Warner e MGM.


 

 

 



© 2017 Tio Oda - Todos os direitos reservados