Dulce
& Raimundo

raimundo203/02/1112 — Aconteceu no dia três de fevereiro de 1112 (há 914 anos) o casamento do conde Raimundo Berengário 3.º da cidade de Barcelona com a condessa Dulce 1.ª da Provença. O principal objetivo do ato foi político. Com a união das duas casas, o Raimundo obteve direitos sobre a Provença e os viscondados de Milhau e Gévaudan. Também fortaleceu sua posição frente ao Condado de Toulouse. Todos esses territórios estão na área da atual França. Esse arranjo político levou a influência catalã ao norte dos Montes Pireneus. A Dulce era a herdeira natural desses vastos territórios.

Historicamente, o Condado de Barcelona foi uma entidade política crucial na formação da Catalunha no nordeste da Península Ibérica como parte da marca hispânica carolíngia no Século 9. Sob o domínio de condes, tornou-se independente no Século 10 e uniu-se à Coroa de Aragão em 1164, evoluindo para o Principado da Catalunha até o Século 18. A integração ao Reino Espanhol aconteceu em 1714 depois de um processo histórico de união dinástica. Especificamente, a cidade de Barcelona tem 636 quilômetros quadrados de área territorial. Foi fundada provavelmente no Século 3 antes da Era Cristã. Ocupada pelos romanos no final de Século 1 a.C., tornou-se uma grande metrópole. Até hoje, tanto os barcelonenses quanto os catalães de modo geral gritam pela independência.

Papa
vs. Lutero

03/02/1521 — No dia três de janeiro de 1521 (há 505 anos), o Papa Leão X baixou o decreto de excomunhão (“Decet Romanum Pontificem”) do monge alemão Martinho Lutero. Crime do dito cujo: negou-se a renegar as suas ideias lançadas no bojo das noventa e cinco teses em 1517. Nessas teses, o Lutero combate a corrupção no seio da igreja e diversos dogmas, entre os quais aquele do perdão divino decorrente do comércio de indulgências. O monge defendia, com base em sua interpretação das Sagradas Escrituras que a salvação não poderia ser alcançada pelas boas obras ou por quaisquer méritos humanos, mas tão somente pela fé no Cristo Jesus. Depois de excomungado, o Lutero deu início ao ramo protestante da igreja (luteranismo).


 

Breviário
do Alarico

Alarico2b02/02/506 — Foi promulgado no dia dois de fevereiro de 506 o Breviário do Alarico. Trata-se de uma compilação das leis romanas em vigor no Reino Visigodo durante o reinado do Alarico 2.º. Constitui fundamentalmente uma obra recompilatória de Direito Romano pós-clássico e vulgar. É considerada a mais importante obra jurídica realizada num reino germânico. Por esse motivo — e em atenção à forma como foi elaborado e posterior influência — recebeu qualificação equivalente ao Código de Direito Civil do imperador Justiniano, que governou o Império Bizantino entre 527e a 565.

O Reino Visigodo foi um estado germânico fundado pelo povo homônimo. O território ocupava o sudoeste da Gália (atual França) e a Península Ibérica (Portugal e Espanha) dos séculos cinco a oito. Sucessor do Império Romano do Ocidente, foi criado quando os romanos assentaram os visigodos na Província da Aquitânia entre os anos 41 e 419. Eles então começaram a se expandir em direção à Península Ibérica. O reino manteve-se independente do Império Bizantino, que tentou restabelecer no Século 6 a autoridade romana na Península Ibérica. O reino durou até o ano 711 (293 anos). O Alarico 2.º governou vinte e dois anos entre 418 e 507.

Revolução
Federalista

02/02/1893 — Eclodiu no dia dois de fevereiro de 1893 (há 133 anos) na região sul do Brasil a guerra civil denominada Revolução Federalista. O conflito colocou o povo e militares do sul contra o exército da Primeira República. As batalhas e escaramuças prosseguiram até o dia 23 de agosto de 1895. O conflito originou-se da crise política gerada pelos federalistas, grupo opositor ao governo do Júlio de Castilhos, então presidente do Rio Grande do Sul, que buscava conquistar maior autonomia e descentralizar o poder da recém-instalada república. Além do Rio Grande do Sul, o conflito se estendeu a Santa Catarina e ao Paraná. A Revolução Federalista registrou mais de dez mil mortos. Terminou depois que o governo prometeu anistia aos revoltosos.


 

Hunerico
& Religião

01/02/481 — Aconteceu nesta data a histórica reunião entre bispos católicos e bispos arianos na cidade de Cartago (atual Tunísia). O encontro foi convocado pelo rei dos vândalos Hunerico. O objetivo dele era forçar a conversão dos bispos católicos ao arianismo e unificar a fé no seu reino sob a doutrina ariana. Os vândalos, que haviam conquistado o Norte da África no ano 429, eram arianos, uma vertente que negava a divindade plena do Jesus Cristo. Eles perseguiam a Igreja Católica. Estabeleciam bispos arianos rivais e confiscavam propriedades católicas.

O rei Hunerico assumiu o poder no ano 477. Ele queria a todo custo consolidar o arianismo no Norte da África. Mas não podia bater de frente com a Igreja Católica. Por isso, buscou a conciliação, com base num debate teológico. Esse era o pretexto oficial. Mas o que se viu foi um encontro destinado a pressionar os católicos a aceitarem o sistema ariano. Os bispos católicos, liderados pelo Eugênio de Cartago, recusaram-se a aceitar a doutrina ariana e defenderam a trindade e a divindade do Jesus Cristo. Assim, a reunião fracassou. Não conseguindo o seu intento, o rei Hunerico mandou exilar os bispos católicos e intensificou a perseguição àqueles que ficaram no território do império ariano.

Cinema

01/02/1893 — Terminou nesta data a construção do primeiro estúdio cinematográfico do mundo na cidade de West Orange no Estado da Nova Jersey nos Estados Unidos. Denominado “Black Maria” foi obra do Thomas Edison, o inventor da lâmpada incandescente. O estúdio realizou 1.200 filmes pela Edison Manufacturing Company entre 1894 e 1911 e pela Thomas A. Edison, Inc. entre 1911 e 1918. Desse montante, cinquenta e quatro filmes foram longa-metragens. O restante resultou em curtas-metragens. O estúdio fechou em 1918. Em 1920, As produções do cinema americano se concentraram em Hollywood na cidade de Los Angeles. Surgiram então os grandes estúdios: 20th Century Fox, Paramount, Warner e MGM.


 

Subcategorias

 

 



© 2017 Tio Oda - Todos os direitos reservados