Breviário
do Alarico

Alarico2b02/02/506 — Foi promulgado no dia dois de fevereiro de 506 o Breviário do Alarico. Trata-se de uma compilação das leis romanas em vigor no Reino Visigodo durante o reinado do Alarico 2.º. Constitui fundamentalmente uma obra recompilatória de Direito Romano pós-clássico e vulgar. É considerada a mais importante obra jurídica realizada num reino germânico. Por esse motivo — e em atenção à forma como foi elaborado e posterior influência — recebeu qualificação equivalente ao Código de Direito Civil do imperador Justiniano, que governou o Império Bizantino entre 527e a 565.

O Reino Visigodo foi um estado germânico fundado pelo povo homônimo. O território ocupava o sudoeste da Gália (atual França) e a Península Ibérica (Portugal e Espanha) dos séculos cinco a oito. Sucessor do Império Romano do Ocidente, foi criado quando os romanos assentaram os visigodos na Província da Aquitânia entre os anos 41 e 419. Eles então começaram a se expandir em direção à Península Ibérica. O reino manteve-se independente do Império Bizantino, que tentou restabelecer no Século 6 a autoridade romana na Península Ibérica. O reino durou até o ano 711 (293 anos). O Alarico 2.º governou vinte e dois anos entre 418 e 507.

Revolução
Federalista

02/02/1893 — Eclodiu no dia dois de fevereiro de 1893 (há 133 anos) na região sul do Brasil a guerra civil denominada Revolução Federalista. O conflito colocou o povo e militares do sul contra o exército da Primeira República. As batalhas e escaramuças prosseguiram até o dia 23 de agosto de 1895. O conflito originou-se da crise política gerada pelos federalistas, grupo opositor ao governo do Júlio de Castilhos, então presidente do Rio Grande do Sul, que buscava conquistar maior autonomia e descentralizar o poder da recém-instalada república. Além do Rio Grande do Sul, o conflito se estendeu a Santa Catarina e ao Paraná. A Revolução Federalista registrou mais de dez mil mortos. Terminou depois que o governo prometeu anistia aos revoltosos.


 

 

 



© 2017 Tio Oda - Todos os direitos reservados