Hormisda 4.º

06/02/590 — Aconteceu no dia seis de fevereiro do ano 590 (há 1.436 anos) a derrubada do rei Hormisda 4.º do Império Sassânida. Ele foi destronado, cegado com uma agulha em brasa e encostado num canto do palácio por seus próprios cunhados Vistahm e Vinduyih. Esses parentes colocaram então a coroa na cabeça do sobrinho mais velho, o Cosroes 2.º. Mais tarde, os cunhados estrangularam o velho rei com o próprio turbante dele. O rei Hormisda 4.º foi o vigésimo oitavo monarca do Império Sassânida. Ele governou onze anos entre 579 e 590.

O Império Sassânida foi fundado no ano 224, fato ocorrido após a derrota do último rei parto na Batalha de Hormozdgan. Tornou-se uma das duas grandes potências na Ásia Ocidental. Rivalizou com o Império Romano e o Império Bizantino durante cerca de quatrocentos anos. A dinastia marcou o início do último império persa pré-islâmico, que governou até o ano 651. Abrangia os atuais Irã e Iraque e partes do Cáucaso, do Oriente Médio e da Ásia Central. Durante o seu reinado, o Hormisda 4.º mandou massacrar a alta aristocracia e o sacerdócio zoroastriano, enquanto apoiava a pequena nobreza. Além disso, era muito tolerante com os cristãos, o que enfureceu os religiosos locais. O reinado dele foi marcado por guerras constantes.

Dom João VI

06/02/1818 — Aconteceu no dia seis de fevereiro de 1818 (há 208 anos) no Rio de Janeiro a coroação do Dom João VI como rei do Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarves. Até então, ele vinha funcionando como regente desde 1799, ano em que foi declarada a incapacidade da mãe, a rainha Dona Maria I, para o exercício do cargo. No cargo de regente, o Dom João VI enfrentou diversas dificuldades, entre as quais a invasão do território português pelas tropas francesas do Napoleão Bonaparte. Isso o fez vir com toda a família real para o Brasil em 1808. Só voltou para Portugal em 1921. No dia da coroação como rei, ele assinou decreto em que concedeu indulto a todos os presos no Brasil. Dom João VI governou como rei até a sua morte em março de 1926.


 

 

 



© 2017 Tio Oda - Todos os direitos reservados