hostgator coupon black friday
18 de junho — Isabella, a infiel do veludo azul

18 de junho — Isabella, a infiel do veludo azul

O destaque desta data (18/06) vai para a atriz italiana Isabella Rossellini, que está completando 66 anos. É uma das grandes divas do cinema em todos os tempos. Filha da não menos famosa Ingrid Bergman e do cineasta Roberto Rossellini, começou a carreira como modelo. A estreia como atriz se deu apenas em 1974. Soma, na carreira, 85 créditos, com destaque para o thrillerO Veludo Azul”, de 1986, e o romance “Um Toque de Infidelidade”, de 1989. Em 2018 deu voz à personagem Embaixatriz, da animação “Os Incríveis 2”. Também terminou o drama biográfico “Vida e Virgínia”, ainda sem data de estreia. Clique no título para conhecer outras personalidades aniversariantes do dia.
Alteia tirou a vida do próprio filho

Alteia tirou a vida do próprio filho

ALTEIA — Filha do Téstio, rei da cidade de Téspias, na Beócia. Casou-se com o Eneu, rei da cidade de Calidão. Teve com ele vários filhos. Os mais destacados são o Meléagro e a Dejanira. Ao nascer o filho, as Parcas afirmaram que o menino viveria tanto tempo quanto durasse um tição que ardia na casa. Para prolongar a vida do filho, apagou o tição e o guardou. Mas, quando Meléagro assassinou os tios, irmãos da sua mãe, ela, novamente, acendeu o tição e o deixou extinguir-se, provocando, assim, a morte do filho. Logo depois, arrependida, enforcou-se. Clique no título para acessar o Dicionário de Mitologia.
Odhair Thristão: perfil

Odhair Thristão: perfil

ODHAIR THRISTÃO é jornalista e  bacharel em direito. Foi secretário municipal de Governo de Franca entre 2005 e 2008, chefe do controle interno da Prefeitura Municipal da mesma cidade entre 2005 e 2010 e secretário  adjunto de finanças entre 2009 e 2010.  Este site foi construído para discutir assuntos variados, em especial administração pública, cultura, esportes, personalidades, etc. Se o assunto não estiver na página frontal, procure-o com uma palavra-chave em “pesquisar”. Críticas, sugestões e correções são muito bem vindas. Clique no título para ver o perfil completo do autor.
18 de junho — Isabella, a infiel do veludo azul
18 de junho — Isabella, a infiel do veludo azul
Alteia tirou a vida do próprio filho
Alteia tirou a vida do próprio filho
Odhair Thristão: perfil
Odhair Thristão: perfil

urano in1Urano
linha-gif

Entre os romanos, era o Céu. As versões sobre sua origem são as mais variadas. Alguns fazem-no filho da Noite. Outros dão-lhe Geia (Terra) como mãe. Na tradição mais corrente, figura como esposo de Geia. Com esta, teve os Titãs, os Ciclopes e os Hecatonquiros. Detestava os filhos. Logo após o seu nascimento os escondia no seio da Terra, condenando-os a viver ali para sempre. Com essa violência, suscitou a revolta de Geia , que se decidiu vingar. Reuniu os filhos e disse que um deles deveria punir o pai.

Todos se recusaram, salvo Crono (Saturno para os romanos), o mais jovem. Na noite seguinte, quando o pai se uniu à mãe, o filho, com uma foice, lhe cortou os testículos, lançando-os, em seguida, ao mar. As gotas de sangue que caíram fecundaram novamente Geia, dando origem às Erínias ou Fúrias. Dos testículos jogados ao mar surgiu uma espuma, da qual nasceu Afrodite (Vênus para os romanos).

Segundo o especialista Junito de Souza Brandão, é a personificação do Céu, enquanto elemento fecundante de Geia (Terra). Era concebido como um hemisfério, a abóbada celeste, que cobria Geia (Terra), concebida como esférica, mas achatada. Entre ambos se interpunham o Éter e o Ar. Nas profundezas de Geia, localizava-se o Tártaro, bem abaixo do próprio Hades. Do ponto de vista simbólico, o deus do Céu traduz uma proliferação criadora desmedida e indiferenciada, cuja abundância acaba por destruir o que foi gerado. Ele caracteriza, assim, a fase inicial de qualquer ação, com alternância de exaltação e depressão, de impulso e queda, de vida e morte dos projetos. Deus celeste indo-europeu, símbolo da fecundidade, é representado pelo touro. Sua fertilidade, todavia, é perigosa, além de inútil. A sua mutilação pelo filho Crono pôs fim a uma odiosa e estéril fecundidade.

Mais Recentes

UP TOGGLE DOWN

Notícias Especiais

A Gata do Dia

18 Isabella Rossellini

 



© 2017 Tio Oda - Todos os direitos reservados