20210420aBarão do
Rio Branco

JOSÉ MARIA DA SILVA PARANHOS JUNIOR nasceu no dia 20 de abril de 1845 e morreu no dia 10 de fevereiro de 1912 na cidade do Rio de Janeiro. Diplomata brasileiro. Bacharelou-se na Faculdade de Direito do Recife. Logo após, empreendeu viagens pela Europa. Por alguns anos, dedicou-se ao magistério com a cadeira de corografia e história do Brasil no Colégio Pedro II do Rio de Janeiro, então a melhor instituição escolar do país. Em 1869, elegeu-se deputado federal pela Província (estado) do Mato Grosso, depois de exercer o cargo de promotor público na cidade de Nova Friburgo.

Reelegeu-se deputado federal em 1872. Quatro anos depois, conseguiu a nomeação para o cargo de cônsul geral do Brasil na cidade de Liverpool na Inglaterra. Em 1894, foi promovido para o cargo de ministro plenipotenciário junto ao governo dos Estados Unidos. Nessa ocasião, recebeu a incumbência de resolver problemas limítrofes entre o Brasil e a Argentina. Graças ao trabalho que desenvolveu durante vários meses, venceu a causa que, em 1895, acabou por incorporar ao território brasileiro uma área de 30.622 quilômetros quadrados. Posteriormente, na disputa entre o Brasil e a Guiana Francesa, depois de dois anos de estudos e pesquisas, conquistou para o Brasil uma área de 260 mil quilômetros quadrados.

Quando ocupou o Ministério das Relações Exteriores, resolveu outras questões de limites ao firmar diversos tratados. Dada à capacidade e à honradez, permaneceu como ministro em três governos diferentes entre 1902 e 1912. Deve-se a ele, entre outras conquistas, a incorporação do Estado do Acre ao território brasileiro. Por isso, recebeu o título honorífico de “Barão do Rio Branco”. É considerado o patrono dos diplomatas brasileiros. Além da diplomacia, deixou como escritor várias obras de vulto. O destaque vai para os livros “História Militar do Brasil”, “Memórias Brasileiras” e “Episódios da Guerra do Prata”. A carreira na literatura o levou para uma cadeira na Academia Brasileira de Letras. Também foi presidente do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro. É considerado uma das personalidades mais importantes da história brasileira.


 

 

 



© 2017 Tio Oda - Todos os direitos reservados