JACQUES ALEXANDRE CESAR CHARLES nasceu no dia 12 de novembro de 1746, na cidade de Beaugency, França. Morreu no dia sete de abril de 1823, na cidade de Paris. Físico e inventor, foi na área da química que ficou famoso.
Cérebro brilhante, dedicou-se a diversas disciplinas, especializando-se em trabalhos sobre os gases. Estudou com particular interesse a densidade e o poder de dilatação dos gases. Confirmou o resultado obtido pelo Henry Cavendish acerca do hidrogênio, gás catorze vezes mais leve que o ar. Em 1787, foi o primeiro a formular a “lei de dilatação dos gases”, mas não publicou as pesquisas. Somente quinze anos mais tarde, em 1802, que o químico Joseph Louis Gay-Lussac as compilou, coparando-as com seus próprios resultados para formular a lei que leva o seu nome.
A fórmula que relaciona a pressão e a temperatura de um gás ideal a um volume constante, no entanto, leva o nome de Lei de Charles. Também fez pesquisas na área da aerodinâmica. Chegou a fabricar um balão com capacidade para transporte de duas pessoas. É dele a ideia dos equipamentos necessários para um balão movido a gás: cesto de vime, válvula, rede, suspensões e pilotagem através de lastros. A primeira experiência nessa área aconteceu no dia 1.º de dezembro de 1873. O balão voou durante duas horas após percorrer trinta e seis quilômetros, alcançando a altura de três mil e trezentos metros. É também considerado o inventor do altímetro. Em 1875, foi aceito na Academia de Ciências da França e, posteriormente, tornou-se professor de física.