miroslav-vlkMiroslav

MIROSLAV VLK nasceu no dia 17 e maio de 1932, na cidade de Praga, capital da República Tcheca. Passou a infância na cidade de Záluží, onde frequentou a escola primária e experimentou o trabalho árduo do trabalho agrícola. Com onze anos, começou a pensar sobre o sacerdócio.

Essa idéia inicial de uma vocação sacerdotal veio porque se sentiu particularmente desafiado por um cartaz pendurado na igreja paroquial. O cartaz dizia: “Você gostaria de ser padre?” Esse objetivo parecia inatingível na época. Em junho de 1952, passou no exame final na escola secundária. Por causa das dificuldades para iniciar os estudos teológicos, foi trabalhar numa fábrica de motores. Até 1955 também prestou o serviço militar. Depois disso, apesar da situação política, conseguiu estudar ciências arquivísticas na Faculdade de Artes da Universidade Charles em Praga. 

Obteve o seu diploma em 1960. Na sequência, trabalhou em vários arquivos na Boémia do Sul. Nesse mesmo período, publicou uma série de artigos em várias revistas científicas. Em 1964, deixou esse trabalho para estudar na Faculdade de Teologia dos Santos Cirilo e Metódio em Litoměřice (1964-1968). Em 23 de junho de 1968, foi ordenado sacerdote, aos 36 anos, passando a trabalhar diretamente com o bispo de České BudějoviceAo longo dos anos, adquiriu muita influência local. Assim, em 1971, as autoridades o transferiram para paróquias menores. Em 1978, teve revogada a sua licença para o ministério sacerdotal. De 1978 a 1986 trabalhou como limpador de janelas no centro de Praga

Nesse período, secretamente, realizou sua atividade pastoral com pequenos grupos de leigos. De 1986 a 1988, foi capaz de trabalhar nos arquivos distritais do Banco de Estado da Checoslováquia. Em janeiro de 1989, foi autorizado a exercer o ministério sacerdotal para um ano de “julgamento”. Tornou-se, então, pároco em Žihobce e Bukovník na região de Klatovy, na Boêmia Ocidental. Posteriormente, em setembro do mesmo ano, começou a trabalhar como curador na fronteira bávara alemã. A sua situação mudou radicalmente em 1990 ao ser nomeado bispo pelo papa João Paulo II. Um ano depois, ascendeu ao cargo de arcebispo de Praga. Em 1994, recebeu o barrete de cardeal-arcebispo. Depois da aposentadoria, em 2010, tornou-se arcebispo emérito da capital tcheca.


 

 



© 2017 Tio Oda - Todos os direitos reservados