Santa Mariam

MARIAM BAOUARDY, também conhecida como Maria de Jesus Crucificada, nasceu no dia cinco de janeiro de 1846 na Síria, então dominada pelo Império Otomano. Morreu no dia 26 de agosto de 1878 na cidade de Belém no então Estado da Palestina. Perdeu os pais quando tinha apenas três anos de idade. Por isso, foi criada por um tio. Depois de passar a criancice na Palestina, mudou-se com o tio para o Egito. Com treze anos, por não concordar em se casar com o irmão da esposa do tio, passou a sofrer maus tratos. Por se sentir sozinha e deprimida, encontrou paz ao se dedicar à religião católica. Mais tarde, julgou ser um milagre ter escapado de uma tentativa de assassinato perpetrada por um muçulmano.

Assim, decidiu seguir para Jerusalém, onde fez um voto de virgindade perpétua no Santo Supulcro. Em peregrinação, viajou para diversos lugares no Oriente Médio, sempre levando a palavra do Jesus Cristo e cuidando especialmente dos pobres. Para conseguir melhores resultados na missão a que se impôs, juntou-se à Ordem das Carmelitas Descalças da Igreja Católica Grega Melquita. Pelo trabalho desenvolvido em prol da igreja, teve o processo de canonização iniciado em 1927. A beatificação aconteceu no dia 13 de novembro de 1983 em decreto assinado pelo papa João Paulo 2.º. A canonização veio no dia 17 de maio de 2015 em decreto assinado pelo papa Francisco. Tornou-se, assim, a segunda religiosa de origem grega a se tornar santa.

01Carmelitas
Descalças
ORDEM DAS CARMELITAS DESCALÇAS é um ramo da Ordem do Carmo. Resulta de uma reforma feita pelos religiosos Teresa de Ávila e João da Cruz, que também se tornaram santos. O ramo dividia-se em três diferentes tipos de família carmelita: os padres ou frades, as freiras contemplativas de clausura monástica e os leigos consagrados. Em 1593, o papa Clemente 8.º concedeu total autonomia às carmelitas descalças, separando-as dos ramos masculinos de padres e frades e dos leigos consagrados. Com isso, a ordem conseguiu uma sede na cidade de Roma. Com o tempo, espalhou-se pelo mundo.  As carmelitas descalças chegaram ao Brasil em 1948. Hoje, tem representações nas principais cidades do país.


 

 

 



© 2017 Tio Oda - Todos os direitos reservados