Abalar

ABALAR — Verbo transitivo direto. Ação de diminuição de solidez ou firmeza de alguma coisa. Como por exemplo, “o terremoto abalou vários bairros da cidade”. Pode ser usado também no sentido de fazer alguém mudar de opinião, como “abalei-o com os meus argumentos”. É normalmente utilizado para indicar fuga: “praticado o crime, abalou-se do lugar”. No sentido de afastar-se, partir. Como no livro “Obras Poéticas” do português Eugênio de Castro: “Quando as naus iam à Índia, se eram cem as que abalavam, vinte apenas regressavam”. Na Bahia, usa-se o verbo para a ação de pescar batendo os remos na água.

Derivados

ABALADA — Substantivo feminino. Saída de um lugar, partida. Sentido que a caça toma ao se levantar. DE ABALADA — Apressadamente, precipitadamente, a toda pressa. Como escreveu o autor português Abel Botelho na obra “O Livro de Alda”: “Adeus, Adeus! — Exclamei raivoso, erguendo-me de abalada seguindo em direção à porta da rua”.

ABALADO — Particípio. Adjetivo. Coisa que não está firme, mal segura. Por exemplo, “alicerces abalados”. Em termos pessoais, sujeito abatido, diminuído, alquebrado. Por exemplo, “ele ficou abalado ao contrair aquela doença”. Também pode ser usado no sentido de impressionado, perturbado, comovido. Por exemplo, “ele ficou abalado com a beleza rara da moça”.

VERBO TRANSITIVO DIRETO — É aquele que precisa de complemento para ter sentido completo no enunciado, mas não pode ser ligado a esse complemento por preposição.

Básica
conjugação

PRESENTE — Eu abalo, tu abalas, ele abala. Nós abalamos, vós abalais, eles abalam.
PRETÉRITO IMPERFEITO — Eu abalava, tu abalavas, ele abalava. Nós abalávamos, vós abaláveis, eles abalavam.
PRETÉRITO PERFEITO — Eu abalei, tu abalaste, ele abalou. Nós abalamos, vós abalastes, eles abalaram.
MAIS QUE PERFEITO — Eu abalara, tu abalaras, ele abalara. Nós abaláramos, vós abaláreis, eles abalaram.
FUTURO DO PRESENTE — Eu abalarei, tu abalarás, ele abalará. Nós abalaremos, vós abalareis, eles abalarão.
FUTURO DO PRETÉRITO — Eu abalaria, tu abalarias, ele abalaria. Nos abalaríamos, vós abalaríes, eles abalariam.


 

 

 



© 2017 Tio Oda - Todos os direitos reservados