Abanar

ABANAR — Verbo transitivo direto. Refrescar movendo o abano, leque ou coisa semelhante. Agitar, sacudir. Como escreveu o autor fluminense Machado de Assis na obra “Memórias Póstumas de Brás Cubas”: “Abanou a cabeça com um sorriso de piedade e ternura”. Também significa demover, dissuadir. Na forma de gerúndio (abanando) é na dança o passo do frevo de movimentos simultâneos das pernas e dos braços, com acentuada flexão das pernas e do tronco, o antebraço cruzado na frente, a mão direita para a esquerda e a direita, com o dançarino (a) movimentando-se em todas as direções. INGLÊS: fan. FRANCÊS: éventail. ITALIANO:  ventilatore. ESPANHOL: abanicar.

Referências

abanar1ABANO — Objeto com que se agita manualmente o ar com o propósito de refrescar (alguém, algo ou a si próprio), avivar o fogo etc. Abanador, ventarola. Um dos abanos mais populares é o abanilho de palha, produto feito de palha trançada. Simples e elegante, carrega traços minimalistas. É ideal para se utilizar durante processos de defumação, seja em casa ou em cerimônias. Possui na base o formato de encaixe para segurar o tamanho. Junto a maleabilidade proporcionam ótimo fluxo.

FREVO — Dança folclórica típica do Estado de Pernambuco. As características mais marcantes da dança são as roupas e a pequena sombrinha usada, sempre muito coloridas. O frevo domina as manifestações carnavalescas do estado. É também um gênero musical. Entre as intérpretes mais representativas do gênero, o destaque vai para paraibana Elba Ramalho.


 

 

 



© 2017 Tio Oda - Todos os direitos reservados