hostgator coupon black friday
Fato do dia: Patente do Rádio

Fato do dia: Patente do Rádio

No dia dois de julho de 1897, o inventor Guglielmo Marconi patenteou o rádio. Os primeiros sistemas práticos de comunicação por rádio desenvolvidos pelo italiano transmitiam sinais telegráficos por ondas. O sistema foi inicialmente chamado de telegrafia sem fio. Até cerca de 1910 o termo também incluía uma variedade de outros sistemas experimentais para transmissão de sinais telegráficos sem fios, incluindo indução eletrostática e a indução eletromagnética. A invenção do Marconi possibilitou mais à frente a criação de emissoras. A primeira estação (1920) de rádio foi a KDKA na cidade de Pittsburgh nos Estados Unidos. A primeira do Brasil, a Sociedade do Rio de Janeiro, apareceu em 1923.
O Botres foi transformado num pássaro esvoaçante

O Botres foi transformado num pássaro esvoaçante

BOTRES — Nascido na cidade de Tebas, era filho do Eumelo. Foi morto pelo pai quando o assistia num sacrifício ao deus da luz Apolo. Comeu os miolos da vítima, um carneiro, antes da conclusão do ritual. Eumelo, muito fora de si, atirou nele um tição da pira consagrada. Ao tomar conta do que tinha feito, o pai foi tomado pelo desespero. Com pena dele, o Apolo transformou o Botres num pássaro que faz ninho sob a terra e esvoaça sem cessar. O mito é mencionado na peça teatral “Metamorfoses” do poeta Ovídio. Clique AQUI para acessar o dicionário de Mitologia Grega.
Odhair Thristão: perfil

Odhair Thristão: perfil

ODHAIR THRISTÃO é jornalista e  bacharel em direito. Foi secretário municipal de Governo de Franca entre 2005 e 2008, chefe do controle interno da Prefeitura Municipal da mesma cidade entre 2005 e 2010 e secretário  adjunto de finanças entre 2009 e 2010.  Este site foi construído para discutir assuntos variados, em especial administração pública, cultura, esportes, personalidades, etc. Se o assunto não estiver na página frontal, procure-o com uma palavra-chave em “pesquisar”. Críticas, sugestões e correções são muito bem vindas. Clique no título para ver o perfil completo do autor.
Fato do dia: Patente do Rádio
Fato do dia: Patente do Rádio
O Botres foi transformado num pássaro esvoaçante
O Botres foi transformado num pássaro esvoaçante
Odhair Thristão: perfil
Odhair Thristão: perfil

01Kang

HAN KANG nasceu no dia 27 de novembro de 1970 na Cidade Metropolitana de Gwangju no sudoeste da Coreia do Sul. Foi a vencedora do Prêmio Nobel de Literatura em 2024. De acordo com o comunicado da Academia Sueca, o prêmio foi concedido pela intensa prosa poética manifestada na obra dela. A autora confronta em seus escritos traumas históricos e expõe a fragilidade da vida humana. É a primeira autora sul-coreana a ser laureada com o um Nobel. Além da fama que o prêmio traz, a escritora embolsou a soma de onze milhões de coroas suecas (R$ 5,940 milhões na cotação de 2024).

Filha do romancista Han Seung-won, a Han Kang  esteve desde cedo em contato com as artes. Depois de terminar o colégio, entrou na Universidade Yonsei na cidade de Seul para estudar literatura. Graduou-se em 1992. Depois de formada, trabalhou como jornalista em algumas revistas coreanas. A carreira literária começou com a publicação de poemas numa dessas revistas. Iniciou a carreira de romancista ao ganhar em 1993 um concurso literário. Tornou-se mundialmente conhecida após a publicação do romance “A Vegetariana” em 2007. Após a tradução para o inglês, o livro conquistou o Prêmio Booker, a maior láurea literária americana. No total até 2024 são onze romances.

Romances

1995 Amor em Yeosu
1998 Cervo Preto
2000 Frutas da Minha Mulher
2002 Suas Mãos Frias
2007 A Vegetariana
2010 O Vento Sopra
2011 Lições de Grego
2012 Salamandra de Fogo
2014 Atos Humanos
2017 O Livro Branco
2021 Nós Não Nos Separamos

 


 

Mais Recentes

UP TOGGLE DOWN

A Gata do Dia

 20250702 Ashley Tisdale

 



© 2017 Tio Oda - Todos os direitos reservados