hostgator coupon black friday
Fato do dia: Patente do Rádio

Fato do dia: Patente do Rádio

No dia dois de julho de 1897, o inventor Guglielmo Marconi patenteou o rádio. Os primeiros sistemas práticos de comunicação por rádio desenvolvidos pelo italiano transmitiam sinais telegráficos por ondas. O sistema foi inicialmente chamado de telegrafia sem fio. Até cerca de 1910 o termo também incluía uma variedade de outros sistemas experimentais para transmissão de sinais telegráficos sem fios, incluindo indução eletrostática e a indução eletromagnética. A invenção do Marconi possibilitou mais à frente a criação de emissoras. A primeira estação (1920) de rádio foi a KDKA na cidade de Pittsburgh nos Estados Unidos. A primeira do Brasil, a Sociedade do Rio de Janeiro, apareceu em 1923.
O Botres foi transformado num pássaro esvoaçante

O Botres foi transformado num pássaro esvoaçante

BOTRES — Nascido na cidade de Tebas, era filho do Eumelo. Foi morto pelo pai quando o assistia num sacrifício ao deus da luz Apolo. Comeu os miolos da vítima, um carneiro, antes da conclusão do ritual. Eumelo, muito fora de si, atirou nele um tição da pira consagrada. Ao tomar conta do que tinha feito, o pai foi tomado pelo desespero. Com pena dele, o Apolo transformou o Botres num pássaro que faz ninho sob a terra e esvoaça sem cessar. O mito é mencionado na peça teatral “Metamorfoses” do poeta Ovídio. Clique AQUI para acessar o dicionário de Mitologia Grega.
Odhair Thristão: perfil

Odhair Thristão: perfil

ODHAIR THRISTÃO é jornalista e  bacharel em direito. Foi secretário municipal de Governo de Franca entre 2005 e 2008, chefe do controle interno da Prefeitura Municipal da mesma cidade entre 2005 e 2010 e secretário  adjunto de finanças entre 2009 e 2010.  Este site foi construído para discutir assuntos variados, em especial administração pública, cultura, esportes, personalidades, etc. Se o assunto não estiver na página frontal, procure-o com uma palavra-chave em “pesquisar”. Críticas, sugestões e correções são muito bem vindas. Clique no título para ver o perfil completo do autor.
Fato do dia: Patente do Rádio
Fato do dia: Patente do Rádio
O Botres foi transformado num pássaro esvoaçante
O Botres foi transformado num pássaro esvoaçante
Odhair Thristão: perfil
Odhair Thristão: perfil

afonso-arinos esc1Afonso Arinos

AFONSO ARINOS DE MELO FRANCO nasceu no dia 01 de maio de 1868, na cidade de Paracatu, Minas Gerais. Morreu no dia 19 de fevereiro de 1916, na cidade de Barcelona, Espanha.

Era filho de Virgílio de Melo Franco e de Ana Leopoldina de Melo Franco e irmão do diplomata brasileiro Afrânio de Melo Franco. Bacharel pela Faculdade de Direito de São Paulo, em 1889, retornou para Minas Gerais, fixando-se em Ouro Preto. Foi um dos fundadores da Faculdade de Direito desta cidade, cabendo-lhe a cadeira de Direito Criminal. Como jornalista, colaborou com a Revista Brasileira e a Revista do Brasil. Em 1896, viajou para a Europa.

De volta ao Brasil, foi convidado para assumir a direção do jornal O Comércio de São Paulo. Em 1898, publicou seu primeiro livro, intitulado Pelo Sertão. A obra é considerada pelos críticos a precursora de Os Sertões, escrito mais tarde por Euclides da Cunha. Transferindo-se definitivamente para a Europa, fundou um escritório de informações sobre o Brasil, fazendo conferências e escrevendo na imprensa. Sua obra literária influenciou diretamente o nascente regionalismo brasileiro. Em dezembro de 1901, foi eleito para a Academia Brasileira de Letras. Todos os outros livros de sua autoria foram publicados postumamente: Lendas e Tradições Brasileiras (1917), Histórias e Paisagens (1921) e O Contratador de Diamantes (teatro, 1917).


 

Mais Recentes

UP TOGGLE DOWN

A Gata do Dia

 20250702 Ashley Tisdale

 



© 2017 Tio Oda - Todos os direitos reservados