hostgator coupon black friday
Fato do dia: Patente do Rádio

Fato do dia: Patente do Rádio

No dia dois de julho de 1897, o inventor Guglielmo Marconi patenteou o rádio. Os primeiros sistemas práticos de comunicação por rádio desenvolvidos pelo italiano transmitiam sinais telegráficos por ondas. O sistema foi inicialmente chamado de telegrafia sem fio. Até cerca de 1910 o termo também incluía uma variedade de outros sistemas experimentais para transmissão de sinais telegráficos sem fios, incluindo indução eletrostática e a indução eletromagnética. A invenção do Marconi possibilitou mais à frente a criação de emissoras. A primeira estação (1920) de rádio foi a KDKA na cidade de Pittsburgh nos Estados Unidos. A primeira do Brasil, a Sociedade do Rio de Janeiro, apareceu em 1923.
O Botres foi transformado num pássaro esvoaçante

O Botres foi transformado num pássaro esvoaçante

BOTRES — Nascido na cidade de Tebas, era filho do Eumelo. Foi morto pelo pai quando o assistia num sacrifício ao deus da luz Apolo. Comeu os miolos da vítima, um carneiro, antes da conclusão do ritual. Eumelo, muito fora de si, atirou nele um tição da pira consagrada. Ao tomar conta do que tinha feito, o pai foi tomado pelo desespero. Com pena dele, o Apolo transformou o Botres num pássaro que faz ninho sob a terra e esvoaça sem cessar. O mito é mencionado na peça teatral “Metamorfoses” do poeta Ovídio. Clique AQUI para acessar o dicionário de Mitologia Grega.
Odhair Thristão: perfil

Odhair Thristão: perfil

ODHAIR THRISTÃO é jornalista e  bacharel em direito. Foi secretário municipal de Governo de Franca entre 2005 e 2008, chefe do controle interno da Prefeitura Municipal da mesma cidade entre 2005 e 2010 e secretário  adjunto de finanças entre 2009 e 2010.  Este site foi construído para discutir assuntos variados, em especial administração pública, cultura, esportes, personalidades, etc. Se o assunto não estiver na página frontal, procure-o com uma palavra-chave em “pesquisar”. Críticas, sugestões e correções são muito bem vindas. Clique no título para ver o perfil completo do autor.
Fato do dia: Patente do Rádio
Fato do dia: Patente do Rádio
O Botres foi transformado num pássaro esvoaçante
O Botres foi transformado num pássaro esvoaçante
Odhair Thristão: perfil
Odhair Thristão: perfil

Fernando Sabino

FERNANDO TAVARES SABINO nasceu no dia 12 de outubro de 1923, na cidade de Belo Horizonte, Minas Gerais. Morreu no dia 11 de outubro de 2004, na cidade do Rio de Janeiro. Desde a mais tenra idade se interessou pela escrita. Começou a escrever contos aos treze anos de idade. Seu primeiro trabalho foi uma história policial, publicada numa revista da polícia do seu estado natal. Também esportista, foi campeão sul-americano de nado-costas, a sua especialidade, em 1939. Na área da cultura, ganhou o segundo lugar na Maratona Nacional de Português e Gramática. No início da década de 1940, começou cursar a faculdade de direito e, no jornalismo, começou a trabalhar como redator da Folha de Minas.

O primeiro livro de contos — “Os Grilos Não Cantam Mais” — foi publicado em 1941. Em Belo Horizonte, formou com Hélio Pellegrino, Otto Lara Rezende e Paulo Mendes Campos o Grupo dos Vintanistas. Esse grupo discutia literatura e fazia passeios boêmios pelas noites da capital mineira. Suas histórias serviram para a publicação da obra “O Encontro Marcado”, um sucesso editorial na época. Em 1944, mudou-se para o Rio de Janeiro, onde se tornou colaborador regular do jornal Correio da Manhã. Em 1960, fundou a Editora do Autor, junto com o Rubem Braga. Em 1963, deixou essa editora para fundar a Editora Sabiá. Em 1973, fundou a Bem-Te-Vi Filmes, onde passou a fazer curtas-metragens. Ganhou o Prêmio Jatubi — o mais importante da literatura brasileira — em 1980 e em 2002.

fernando sabino ft1


Mais Recentes

UP TOGGLE DOWN

A Gata do Dia

 20250702 Ashley Tisdale

 



© 2017 Tio Oda - Todos os direitos reservados