hostgator coupon black friday
Fato do dia: Patente do Rádio

Fato do dia: Patente do Rádio

No dia dois de julho de 1897, o inventor Guglielmo Marconi patenteou o rádio. Os primeiros sistemas práticos de comunicação por rádio desenvolvidos pelo italiano transmitiam sinais telegráficos por ondas. O sistema foi inicialmente chamado de telegrafia sem fio. Até cerca de 1910 o termo também incluía uma variedade de outros sistemas experimentais para transmissão de sinais telegráficos sem fios, incluindo indução eletrostática e a indução eletromagnética. A invenção do Marconi possibilitou mais à frente a criação de emissoras. A primeira estação (1920) de rádio foi a KDKA na cidade de Pittsburgh nos Estados Unidos. A primeira do Brasil, a Sociedade do Rio de Janeiro, apareceu em 1923.
O Botres foi transformado num pássaro esvoaçante

O Botres foi transformado num pássaro esvoaçante

BOTRES — Nascido na cidade de Tebas, era filho do Eumelo. Foi morto pelo pai quando o assistia num sacrifício ao deus da luz Apolo. Comeu os miolos da vítima, um carneiro, antes da conclusão do ritual. Eumelo, muito fora de si, atirou nele um tição da pira consagrada. Ao tomar conta do que tinha feito, o pai foi tomado pelo desespero. Com pena dele, o Apolo transformou o Botres num pássaro que faz ninho sob a terra e esvoaça sem cessar. O mito é mencionado na peça teatral “Metamorfoses” do poeta Ovídio. Clique AQUI para acessar o dicionário de Mitologia Grega.
Odhair Thristão: perfil

Odhair Thristão: perfil

ODHAIR THRISTÃO é jornalista e  bacharel em direito. Foi secretário municipal de Governo de Franca entre 2005 e 2008, chefe do controle interno da Prefeitura Municipal da mesma cidade entre 2005 e 2010 e secretário  adjunto de finanças entre 2009 e 2010.  Este site foi construído para discutir assuntos variados, em especial administração pública, cultura, esportes, personalidades, etc. Se o assunto não estiver na página frontal, procure-o com uma palavra-chave em “pesquisar”. Críticas, sugestões e correções são muito bem vindas. Clique no título para ver o perfil completo do autor.
Fato do dia: Patente do Rádio
Fato do dia: Patente do Rádio
O Botres foi transformado num pássaro esvoaçante
O Botres foi transformado num pássaro esvoaçante
Odhair Thristão: perfil
Odhair Thristão: perfil

01Lygia

LYGIA PAPE nasceu no dia sete de abril de 1929 na cidade de Nova FriburgoRio de Janeiro. Morreu no dia 3 de maio de 2004, na cidade do Rio de Janeiro. Na década de 1950, dois grupos marcaram a cena artística nacional: o Ruptura, em São Paulo, liderado por Waldemar Cordeiro, e o Frente, no Rio de Janeiro, integrado por Lygia PapeLygia Clark e Ivan Serpa, entre outros.

Em comum, centravam sua produção na chamada arte concreta, uma forma de renovar valores essenciais nas artes visuais por meio de pesquisas com formas geométricas. Em 1956, ambos os grupos estiveram juntos na Exposição Nacional de Arte Concreta, no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro. Essa mostra seria apresentada também, em 1957, no Museu de Arte Moderna de São Paulo. Meses depois, porém, os cariocas romperam com os princípios racionalistas — dos quais acusavam os paulistas — e, em 1959, criaram o neoconcretismo. A artista foi uma das líderes do movimento.

Com Lygia Clark e Hélio Oiticica, formou uma tríade que dominou a arte contemporânea nacional. Entre esses dilemas estavam o questionamento do suporte e a presença do espectador na obra de ante. Entre os seus trabalhos, destaca-se a programação visual feita para os filmes Vidas Secas (1963) e Deus e o Diabo na Terra do Sol (1964). Além disso, dirigiu os curta-metragens Letreiro Para Cinemateca (1963), La Nouvelle Création (1967), Eat Me (1975), Catiti-Catiti (1978), Sedução III (2000) e Maiakovisky, A Viagem (2000). Em 2003, a artista comemorou os cinquenta anos de carreira com a mostra Noite e Dia, realizada em São Paulo, em que expôs os trabalhos realizados ao longo da vida profissional. Foi a última aparição oficial antes da morte, ocorrida no ano seguinte aos 75 anos.


 

Mais Recentes

UP TOGGLE DOWN

A Gata do Dia

 20250702 Ashley Tisdale

 



© 2017 Tio Oda - Todos os direitos reservados