Jeffreys Bay

02

19/07/2023 — O surfista Filipe Toledo venceu o australiano Ethan Ewing na decisão da etapa da Baía Jeffreys na África do Sul do Campeonato Mundial. O brasileiro começou a bateria decisiva com muita firmeza. Logo na primeira onda tirou 8,83 pontos. Jogou assim a pressão para cima do adversário. Ele chegou a 54,980 pontos na classificação geral e abriu 7.165 pontos em relação ao segundo colocado, o próprio Ethan Ewing, que ultrapassou o americano Griffin Colapinto, e chegou a 47.815 pontos. Com esse desempenho, o Filipinho fica bem perto de confirmar a liderança no ranking geral. Além de faturar a etapa, o brasileiro garantiu a vaga para os Jogos Olímpicos de 2024, evento a ser realizado na cidade de Paris, capital da França.

01Filipinho
FILIPE TOLEDO nasceu no dia dezesseis de abril de 1995 na cidade de Ubatuba no litoral norte do Estado de São Paulo. Ainda criança começou a frequentar a Praia de Itamambuca da cidade natal, local de competições oficiais de surfe. Começou a competir com apenas dez anos de idade. Com dezesseis anos faturou o primeiro título importante, o Campeonato Mundial Júnior, evento realizado no Peru. Como profissional começou a participar do circuito mundial em 2013.

Nessa primeira investida ficou com o décimo quinto lugar na classificação geral. Em 2014 também passou em branco, mas em 2015 venceu as etapas da Costa Ouro na Austrália e do Rio de Janeiro. A melhor classificação geral (terceiro lugar) veio em 2018. Naquele ano venceu duas etapas: Rio de Janeiro e Baía de Jeffreys na África do Sul. Terminou a temporada com 51.450 pontos. O primeiro título mundial aconteceu em 2022, com dois primeiros e três segundos lugares em onze etapas. Em 2023 está prestes a conquistar o bicampeonato. Além da etapa da Baía Jeffreys, venceu na Praia Hurley nas Bermudas e em El Salvador.


 

 

 



© 2017 Tio Oda - Todos os direitos reservados