20180911João
Caetano

JOÃO CAETANO DOS SANTOS nasceu no dia 27 de janeiro de 1808, na cidade de Itaboraí, Estado do Rio de Janeiro. Morreu no dia 24 de agosto de 1863, na cidade do Rio de Janeiro. Serviu como cadete do batalhão do imperador, antes de profissionalizar sua vocação para a arte dramática.

Estreou em 1827 com a peça “Carpinteiros da Livônia”. Contratado para o Teatro São João, tomou parte em comédias, gênero teatral que não era, contudo, o seu preferido. Suas tentativas de formar companhias teatrais quase sempre foram mal sucedidas. Esse esforço, porém, constitui os primeiros passos na organização de conjuntos genuinamente brasileiros. 

Representou suas melhores peças no Teatro São Francisco de Paula, no Rio de Janeiro. Esteve nas cidades de Paris, França, e Lisboa, Portugal, onde aperfeiçoou seu talento dramático, recebendo lições de grandes nomes do teatro europeu da época. “Otelo”, de William Shakespeare, e “Gargalhada”, do Jacques Arago, são consideradas suas maiores interpretações. Além de atuar em muitas peças, tanto no Rio de Janeiro, como nas províncias, publicou dois livros sobre a arte de representar: “Reflexões Dramáticas”, de 1837, e “Lições Dramáticas”, de 1862.


 

 

 



© 2017 Tio Oda - Todos os direitos reservados