charles aznavour 20181001 fal pg1Charles Aznavour

01/10/2018 — Charles Aznavour, popstar da música francesa, morreu aos 94 anos. Ele estava em sua casa no Alpilles, sul da França, depois de voltar de uma turnê no Japão. A causa da morte não foi divulgada. Em maio deste ano, foi internado após fraturar o úmero (osso mais longo do membro superior), numa queda em sua casa. Um mês antes, precisou cancelar um show em São Petersburgo, Rússia, depois de sofrer um ataque de lombalgia, condição que afeta a parte inferior da coluna. O cantor teve uma carreira de mais de oitenta anos. Era, frequentemente, descrito como o Frank Sinatra francês.

É conhecido, principalmente, pela música “She”, originalmente chamada de “Tous Les Visages de L´Amour”. A música foi lançada em 1974, ganhando, logo depois, a versão em inglês. Essa versão chegou ao primeiro lugar na lista das mais ouvidas na Inglaterra. Em 1999, o sucesso foi gravado pelo britânico Elvis Costello para o filme “Um Lugar Chamado Notting Hill”, estrelado pelo Hugh Grant e pela Julia Roberts. “La Bohème”, “La Mamma”, “Hier Encore” e “Emmenez-Moi” estão entre as suas canções mais famosas. Uma das marcas do repertório do cantor era o tom nostálgico. Como compositor, criou músicas para artistas como a Edith Piaf. Em março de 2017, esteve no Brasil para shows no Rio de Janeiro e em São Paulo.

De ascendência armênia, SHAHNOUR VAGHINAGH AZNAVOURIAN nasceu no dia 22 de maio de 1924, na cidade de Paris. De acordo com os números do mercado fonográfico, vendeu mais de 100 milhões de discos. Também trabalhou como ator em mais de sessenta filmes. Pela carreira no cinema, ganhou um prêmio especial no Festival César, o “Oscar francês”. Esteve em longas-metragens como o drama “A Passagem do Reno” (1960), o drama de suspense e mistério “O Último dos Dez” (1974), baseado em livro da Agatha Christie, o drama de guerra “O Tambor” (1979), vencedor do Oscar de filme estrangeiro, e o drama de crime e mistério “Os Fantasmas do Chapeleiro” (1982). Como ator, são 79 créditos entre 1936 e 2018. Como compositor e cantor, emplacou 152 músicas em trilhas sonoras de filmes, séries e minisséries.  Pelo conjunto da obra, ganhou, em 2017,  uma estrela na Calçada da Fama de Hollywood.


 

 

 



© 2017 Tio Oda - Todos os direitos reservados