02Ricky
Martin

24/12/2021 — Para comemorar os cinquenta anos do Ricky Martin, o Escritório Central de Arrecadação e Distribuição de Direitos Autorais fez um levantamento das músicas do artista com registro no órgão. O estudo demonstrou que a música “Livin la Vida Loca”, foi, das interpretadas por ele, a mais tocada no Brasil nos últimos dez anos. No segundo lugar entre as mais tocadas ficou a música “She’s All I Ever Had”. De acordo com o ECAD, a maior parte dos rendimentos autorais auferidos pelo cantor nos últimos dez anos no Brasil saíram dos segmentos de rádio e televisão (65%). O Ricky Martin foi um dos cantores mais populares do mundo na década de 1990.

01ENRIQUE MARTÍN MORALES nasceu no dia 24 de dezembro de 1971 na cidade de São João, capital do arquipélago de Porto Rico no Mar do Caribe. Começou a cantar com apenas seis anos de idade. A preferência era por músicas de rock, especialmente da banda britânica Led Zeppelin. Em 1983, com 12 anos de idade em 1983, conseguiu, numa audição, a vaga para o cargo de vocalista no grupo Menudo. Ficou na banda até 1989, quando preferiu seguir a carreira-solo. O primeiro álbum de estúdio dessa fase, intitulado apenas “Ricky Martin”, foi lançado em 1991.

O trabalho teve avaliação média da crítica especializada. Publicamente, alcançou o quinto lugar nas paradas de pop latino nas emissoras de rádio americanas. O álbum “Ricky Martin” de 1999 é considerado o melhor trabalho do cantor. Foi o primeiro cantado em inglês, no qual despontou a música “Vivendo Uma Vida Louca”. A canção alcançou as principais paradas do mundo, inclusive no Brasil. Recebeu várias indicações para o Grammy, o Oscar da música americana, o que ajudou o portorriquenho a ficar extremamente popular nos Estados Unidos. No total na carreira são dez álbuns de estúdio, dois álbuns ao vivo e cinco compilações. Segundo os números do mercado, esses discos venderam mais de 70 milhões de cópias.


 

 

 



© 2017 Tio Oda - Todos os direitos reservados