hostgator coupon black friday
Fato do dia — Forte Copacabana

Fato do dia — Forte Copacabana

Aconteceu no dia cinco de julho de 1922 o início da Revolta dos 18 do Forte Copacabana no Rio de Janeiro. Foi um movimento de integrantes do exército contra o Epitácio Pessoa, o presidente da república, vencedor da eleição presidencial daquele ano. Os militares revoltosos, partidários da facção derrotada denominada Reação Republicana, agiam sob a figura do marechal Hermes da Fonseca. Tentaram uma insurreição ampla no Rio de Janeiro, mas só conseguiram o controle do Forte de Copacabana e da Escola Militar do Realengo, além de um foco em Niterói e no Mato Grosso. A revolta foi sufocada, mas o evento marcou o início do tenentismo e o fim da Primeira República.
O Botres foi transformado num pássaro esvoaçante

O Botres foi transformado num pássaro esvoaçante

BOTRES — Nascido na cidade de Tebas, era filho do Eumelo. Foi morto pelo pai quando o assistia num sacrifício ao deus da luz Apolo. Comeu os miolos da vítima, um carneiro, antes da conclusão do ritual. Eumelo, muito fora de si, atirou nele um tição da pira consagrada. Ao tomar conta do que tinha feito, o pai foi tomado pelo desespero. Com pena dele, o Apolo transformou o Botres num pássaro que faz ninho sob a terra e esvoaça sem cessar. O mito é mencionado na peça teatral “Metamorfoses” do poeta Ovídio. Clique AQUI para acessar o dicionário de Mitologia Grega.
Odhair Thristão: perfil

Odhair Thristão: perfil

ODHAIR THRISTÃO é jornalista e  bacharel em direito. Foi secretário municipal de Governo de Franca entre 2005 e 2008, chefe do controle interno da Prefeitura Municipal da mesma cidade entre 2005 e 2010 e secretário  adjunto de finanças entre 2009 e 2010.  Este site foi construído para discutir assuntos variados, em especial administração pública, cultura, esportes, personalidades, etc. Se o assunto não estiver na página frontal, procure-o com uma palavra-chave em “pesquisar”. Críticas, sugestões e correções são muito bem vindas. Clique no título para ver o perfil completo do autor.
Fato do dia — Forte Copacabana
Fato do dia — Forte Copacabana
O Botres foi transformado num pássaro esvoaçante
O Botres foi transformado num pássaro esvoaçante
Odhair Thristão: perfil
Odhair Thristão: perfil

Paul Baran

PAUL ALEXANDER BARAN nasceu no dia 25 de agosto de 1909, na localidade de Mykolaiv, Ucrânia, então pertencente ao Império Russo. Morreu no dia 26 de março de 1964, na localidade de Palo Alto, Califórnia, Estados Unidos.

Orientado por seu pai, que atuara no movimento socialista, desde estudante se interessou pelos assuntos sociais e políticos. Mas, após a revolução de outubro de 1917, a família se transferiu para a Polônia, adotando a nacionalidade deste país. Em 1926, foi para Moscou, Rússia, onde se inscreveu no Instituto de Economia Plenajov, viajando dois anos depois à Alemanha para trabalhar em pesquisas. Após a ascensão de Adolf Hitler, emigrou para os Estados Unidos, onde se doutorou em filosofia pela Universidade de Harvard, em 1941.

Ingressou, a seguir, no Departamento de Serviços Estratégicos, como especialista em assuntos alemães, soviéticos e poloneses. Trabalhou depois com John Kenneth Galbraith, ocupando sucessivamente vários cargos de instituições governamentais, como especialista em assuntos soviéticos e economia. Durante o movimento que combateu o que dizia ser uma infiltração comunista na administração americana (macarthismo), sofreu uma série de acusações e perseguições. Em 1949, passou a lecionar no Departamento de Economia da Universidade de Stanford. Participou do grupo de economistas marxistas radicados nos Estados Unidos. Deixou obras importantes, dentre as quais se destacam “A Economia Política do Crescimento” (1957) e “Capital Monopolista” (1966).

paul-baran1


Mais Recentes

UP TOGGLE DOWN

A Gata do Dia

 20250706 Puja Gupta

 



© 2017 Tio Oda - Todos os direitos reservados