Airglow

Na astronomia, é a fraca luminosidade do céu. Surge ocasionalmente de dia ou de noite. É provocada pela ionização de minúsculas partículas da atmosfera. O mesmo que emissão atmosférica. Pode apresentar cores diferentes, como verde, vermelho, roxo e amarelo, dependendo dos gases e das reações envolvidas. Observadores no espaço, como os astronautas na Estação Espacial Internacional, podem observar o airglow com mais facilidade, pois a atmosfera terrestre se apresenta como um arco brilhante. O airglow é assim um espetáculo natural que ocorre na alta atmosfera, resultado da interação entre a luz solar e a atmosfera terrestre. O astrônomo canadense Simon Newcomb foi o primeiro a observar o fenômeno em 1901.

Dicionário
de astronomia

AFÉLIO — Na astronomia é o ponto da órbita de um astro do Sistema Solar em que a sua distância do Sol é máxima. Em outras palavras, é o ponto mais distante da órbita, oposto ao periélio, que é o ponto mais próximo. A órbita da Terra (e de outros planetas) em torno do Sol não é perfeitamente circular, mas sim elíptica. Isso significa que a distância entre os planetas e o Sol varia ao longo da órbita. Em relação à Terra, o afélio acontece a cada ano, geralmente entre dois e sete de julho. Nesse período, a velocidade orbital é menor do que no periélio: 155.444 quilômetros por hora.

ALBATANI — Nome latinizado do Abu Abedalá Maomé. Nasceu por volta de 828 na cidade de Samarra, hoje território do Iraque. Morreu por volta de 929. Foi um astrônomo muçulmano. Embora não se conheça muitos detalhes da sua vida e dos seus estudos, alguns escritos sugerem que entre os ancestrais dele estão membros do grupo religioso dos sabeus, povo que reverenciava as estrelas.


 

 

 



© 2017 Tio Oda - Todos os direitos reservados