tycho-brahe1Brahe

TYCHO BRAHE nasceu no dia 14 de dezembro de 1546, na localidade de Skane, Dinamarca. Morreu no dia 24 de outubro de 1601, na cidade de Praga, capital da então TchecoslováquiaAinda jovem, manifestou sua vocação para os estudos astronômicos. Teve de vencer a resistência de sua família (membros da nobreza sueca), que se opunha à sua dedicação à astronomia. Por isso, chegou a ser enviado para estudar ciências jurídicas nas universidades de Copenhague, capital do seu país, e Leipzig, Alemanha.

Apesar desses empecilhos, continuou a realizar progressos extraordinários na ciência que escolhera. Em 1563, observando uma conjunção dos planetas Júpiter e Saturno, notou que as Tabelas Astronômicas continham erros consideráveis, o que o levou a idealizar e construir instrumentos destinados a aperfeiçoar as observações. Após a morte de seu pai em 1571, retornou ao seu país, mas ostentando a posição de renomado astrônomo. Em novembro de 1572, observou uma nova estrela aparecida na Constelação da Cassiopeia. Protegido pelo rei da Dinamarca (Frederico II), fundou um observatório na Ilha de Ven.

O trabalho astronômico realizado durante os vinte anos que passou em seu observatório compreende uma série importante e completa de observações, consideradas as mais exatas feitas até então. Em 1577, observou um cometa e estabeleceu que o astro não podia pertencer à atmosfera terrestre, como se acreditava na época. Publicou um catálogo de 777 estrelas e um estudo sobre a Lua. Após a morte de Frederico II, foi acolhido na corte de Rodolfo II da Boêmia (região da atual República Tcheca). Publicou em Praga o tratado Dos Triângulos Planos e Esféricos. Deixou, ainda, Introdução à Nova Astronomia, Segundo Livro Sobre as Recentes Aparições no Mundo Celeste (1588) e Mecânica da Nova Astronomia (1598). Por volta de 1599, estabeleceu-se no Castelo de Benatèk, perto de Praga, onde se fez acompanhar pelo jovem Johannes Kepler, que haveria de sucedê-lo, retomando alguns de seus trabalhos.


 

 

 



© 2017 Tio Oda - Todos os direitos reservados