20210311aLe
Verrier

URBANO JOÃO JOSÉ LE VERRIER nasceu no dia 11 de março de 1811 na cidade de Saint-Lô, Região da Normandia, França. Morreu no dia 23 de dezembro de 1877 na cidade de Paris. Matemático, com especialidade em astronomia. Depois de terminar o colégio, destacou-se na Escola Politécnica de Paris. Nessa instituição, passou a fazer primeiramente pesquisas químicas. Esse trabalho foi publicado em 1935 com o título “Anais de Química e Física”. Assim, conseguiu a indicação para uma cadeira de professor.

A seguir, em 1838, trocou a química pela mecânica celeste, iniciando os estudos sobre astronomia. Nesse novo campo, provou inicialmente a estabilidade do Sistema Solar. Também calculou os limites de excentricidade e inclinação das órbitas dos planetas. Completou o trabalho com uma tabela sobre os movimentos planetários. Após constatar as irregularidades de movimento do planeta Urano, deduziu matematicamente a existência de outro planeta, o qual seria responsável pelo fenômeno. Assim, forneceu indicações que permitiram descobrir em 1946 o planeta Netuno.

Cinco dias após a comunicação dos cálculos à Academia Francesa de Ciências, o astrônomo alemão Johann Gottfried Galle conseguiu observar o Netuno pela primeira vez. Baseado no mesmo raciocínio em relação ao planeta Mercúrio, inferiu a existência do planeta Vulcano, fato posteriormente desmentido por uma observação mais cuidadosa. Le Verrier também pesquisou as perturbações ocasionadas pelos cometas Faye (1843) e Vico (1844) em torno do planeta Júpiter. Por todo esse trabalho, foi recompensado em 1854 com a nomeação para o cargo de diretor do Observatório de Paris. No órgão, empreendeu diversas reformas que não agradaram. Demitido em 1870, retornou ao cargo em 1873, ficando nele até morrer em 1877.


 

 

 



© 2017 Tio Oda - Todos os direitos reservados