jacques cassini1Cassini

JACQUES CASSINI nasceu no dia 18 de fevereiro de 1677 na cidade de Paris, capital da França. Morreu no dia 16 de abril de 1756 na cidade de Thury-sous-Clermont. Filho do diretor do Observatório de Paris, o astrônomo Giovanni Domenico Cassini, terminou os estudos secundários entre catorze e quinze anos com uma pesquisa sobre óptica. Em 1694 entrou na Academia de Ciências da França e, quatro anos depois, numa viagem à Inglaterra, tornou-se membro eleito da Real Sociedade de Londres.

Em 1700, junto com o pai, organizou medições de arcos meridianos na França. Baseado na análise destas medições, chegou à conclusão de que o raio polar deveria ser maior do que o raio equatorial e que a Terra seria achatada no equador, tendo assim uma forma de ovo. Astrônomos ingleses, liderados pelo Isaac Newton defendiam uma teoria contrária: a de que a Terra era achatada nos pólos. Contudo os erros das medições, causados pela imperfeição dos instrumentos da época, eram muito grandes e assim ainda era impossível comprovar por medição qual das duas teorias seria a correta. Jacques Cassini negou o achatamento da Terra, assim como também a lei de gravidade do Newton.

A partir de 1709, com o crescente problema da vista do pai, ele ocupou gradativamente as tarefas no Observatório Astronômico de Paris. Organizou outras medições na França em 1718 e 1733, agora apoiado pelo filho César-François. Os resultados destas medições indicaram novamente um achatamento no equador, o que provocou críticas dos cientistas da época, pois medições mais novas, feitas para a definição do metro pelo Pierre Bouguer e pelo Charles Marie de La Condamine 1735 no Peru e pelo Pierre Louis Maupertuis em 1736 na Lapônia confirmaram a tese do Newton sobre o achatamento da Terra nos pólos. Entretanto, a astronomia deve ao Cassini medições de alta precisão transformadas em exatas tabelas sobre o Sol, a Lua, os planetas e as luas do Júpiter e do Saturno, como também as medições dos movimentos próprios das estrelas.


 

 

 



© 2017 Tio Oda - Todos os direitos reservados