ole-roemer1Ole Roemer

OLE CRHISTENSEN ROEMER nasceu no0 dia 25 de setembro de 1644, na localidade de Aarhus, Dinamarca. Morreu no dia 19 de setembro de 1710, na cidade de Copenhague.

Foi aluno e auxiliar de Erasmus Bartholinus em Copenhague. Em 1671, trabalhou com Jean Picard na determinação da posição do Observatório de Tycho Brahe, em Uraniborg, na Ilha de Hven. Viajou com Picard para Paris em 1972 e durante nove anos realizou observações telares no Observatório Real, bem como trabalhos de hidráulica em Versalhes e Marly-la-Machine. Durante uma missão científica à Inglaterra em 1679, manteve contatos com Isaac Newton.

Em seu regresso à Dinamarca em 1681, foi nomeado matemático real e professor de astronomia na Universidade de Copenhague. Ocupou também diversos cargos públicos, inclusive o de prefeito da cidade em 1705. Responsável pela criação de diversos instrumentos astronômicos, instalou na universidade um telescópio equatorial. Também construiu e equipou o Observatório de Tusculan, numa localidade próxima à capital dinamarquesa. Tornou-se célebre principalmente por haver descoberto a velocidade finita da luz, a partir das observações que fizera sobre os eclipses das luas do Planeta Júpiter. Seus manuscritos foram destruídos durante um grande incêndio em 1728. Sobraram apenas aqueles que estavam em poder de Johann Gottfried Galle.


 

 

 



© 2017 Tio Oda - Todos os direitos reservados