banner-topo

Achim von Arnim foi o precursor do romantismo alemão no século XIX

achim-v-arnim1Achim von Arnim

Carl Joachim Friedrich Ludwig Achim von Arnim nasceu no dia 26 de janeiro de 1781 e morreu no dia 21 de janeiro de 1831, na cidade de Berlim.

Nascido de uma família nobre de Brandenburgo, estudou matemática, física e química nas cidades de Halle e Göttingen. Entrou em contado com o grupo romântico de Heidelberg, onde conheceu Clemens Brentano, de quem se tornou amigo e, depois, cunhado. Com ele, percorreu toda a Alemanha, recolhendo canções populares. Ele próprio compôs algumas, as quais foram reunidas depois sob o título de A Cornucópia do Menino (1806-1808).

Essa obra é considerada pelos críticos e historiadores um verdadeiro manifesto do Romantismo alemão. Autor de poesias, romances, dramas e novelas, sua única obra a ficar para a posteridade foi a antologia de poesia popular alemã, compilada com o amigo Brentano. Escreveu ainda: A Condessa Dolores (1810), Isabel do Egito (1812), Os Guardiões da Coroa (1817) e outras. Suas obras completas foram publicadas postumamente em 1844. Em 1968, o cineasta alemão Werner Herzog, em seu primeiro longa metragem, transpôs para o cinema um dos seus contos sob o título Sinais de Vida.


Outro berlinense famoso
BARÃO DE HOUMBOLDT


 


© 2013 Tio Oda - Todos os direitos reservados