john-keats in1Keats

JOHN KEATS nasceu no dia 31 de outubro de 1795 na cidade de Londres, Inglaterra. Morreu no dia 23 de fevereiro de 1821 na cidade de Roma. Foi o último dos poetas românticos do seu país, e, aos 25 anos, o mais jovem a morrer. Sua poesia é caracterizada por um imaginário sensual, mais visível na sua série de odes. Atualmente seus poemas e cartas são considerados entre as obras mais populares e analisadas na literatura inglesa.

Filho de um parafreneiro (cuidador de cavalos). Órfão a partir de 1804, muito jovem se entusiasmou pela Grécia Antiga. Trabalhou como aprendiz de cirurgião e, depois de um ano, foi nomeado externo do Guy´s Hospital. Dedicava todo o seu tempo livre à leitura. Seus primeiros versos não mostraram o grande poeta que se tornaria, mas, mesmo contra o conselho dos amigos, publicou seus Poemas em 1817. A seguir, abandonou a carreira médica para se dedicar à Literatura.

Começou a escrever, assim, seu longo poema Endymion, publicado em 1818, o qual foi violentamente criticado. Contudo, essas críticas só o estimularam a aperfeiçoar o seu talento. No ano da publicação desse poema, encontrou Fanny Brawne, a grande paixão de sua vida. Teve que se separar dela em setembro de 1820, devido à tuberculose que contraíra. Foi para a Itália, onde morreu meses depois. Sobre o seu túmulo, no cemitério protestante de Roma, foi esculpida a inscrição que ele mesmo redigira: “Aqui descansa um homem cujo nome está escrito sobre a água”. Em sua honra e memória, Percy Bysse Shelley escreveu o célebre poema Adonais

Poucos poetas escreveram tão importantes obras em tão pouco tempo. Foram publicados em 1820: LamiaIsabelleA Vigília de Saint AgnésHyperion e cinco Odes. Os erros e as imperfeições de seus primeiros poemas haviam desaparecido totalmente. Apesar de não ter publicado nada em prosa, cartas que escreveu a seu irmão demonstram uma penetração crítica e filosófica verdadeiramente notável. Foi o último e o maior dos poetas românticos ingleses. Exerceu profunda influência sobre vários outros poetas, entre os quais Alfred TenysonRobert BrowningWilfred Owen, pré-rafaelitas, imaginistas, etc. Em 2009, a diretora britânica Jane Campion filmou a cinebiografia O Brilho de Uma Paixão, na qual focou o romance do poeta com Fanny Brawne.


 

Penas da Bretanha

UP TOGGLE DOWN

 

 



© 2017 Tio Oda - Todos os direitos reservados