o rei do inverno1The Enemy of God

11/11/2017 — Já está nas livrarias a obra “O Rei do Inverno”, do britânico Bernard Cornwell. De acordo com a sinopse, a partir de novos fatos e descobertas arqueológicas, o romance retrata o rei Artur . Ele é um poderoso guerreiro, que luta contra os saxões para manter unida a Bretanha, no Século V, após a saída dos romanos. No livro, o leitor descobre um novo Arthur e muitos detalhes inéditos sobre a sua época e os  personagens mais marcantes de sua vida, como druida Merlin, a rainha Guinevere, o fiel escudeiro Lancelot e a fada Morgana. Bernard Cornwell é um dos autores mais consagrados da literatura histórica. Na trilogia do rei Artur ainda escreveu “O Inimigo de Deus” (1996) e “Excalibur” (1997)

b cornwell1Bernard Cornwell
Nasceu no dia 23 de fevereiro de 1944, na cidade de Londres, Inglaterra. Filho de um aviador canadense e de uma auxiliar da Força Aérea Britânica, foi criado por pais adotivos. Estudou na Universidade de Londres e iniciou a profissão como pesquisador da BBC, grupo de televisão estatal. Casou-se com uma americana e se mudou para os Estados Unidos, onde passou a se dedicar exclusivamente à literatura. Especializou-se em romances históricos. Seu primeiro sucesso foi o livro “O Rei do Inverno”, de 1995, que deu início à trilogia “As Crônicas de Artur”, que foi finalizada com o “Inimigo de Deus” (1996) e o “Excalibur” (1997).

Essas crônicas contam a história do rei Artur e dos cavaleiros da Távola Redonda, uma lenda bastante difundida no Reino Unido. Em 1997, o autor iniciou a série de livros “As Aventuras de Sharpe”, que contam a história de um soldado britânico em conflito com um sultão indiano. A série tem 14 volumes, iniciados com “O Tigre de Sharpe”. Em 2000, ele iniciou outra série, baseada na Guerra dos 100 Anos e na busca pelo Santo Graal, o cálice sagrado do Jesus Cristo. A série foi iniciada com “O Arqueiro” e finalizada com o “O Andarilho” (2002) e o “O Herege” (2003). De acordo com a crítica, é um relato apaixonante da história inglesa. Com “O Último Reino”, de 2004, o autor iniciou a série “As Crônicas Saxônicas”, com outras cinco continuações. As obras são publicadas no Brasil pela Editora Record.

traidor“Crônicas De Starbuck”
01/04/2016 — Quem gosta de história não pode perder o livro “Traidor”, que faz parte do volume 2 das “Crônicas de Starbuck”, do autor britânico Bernard Cornwell. Ele faz uma incursão nos fatos da Guerra de Secessão dos Estados Unidos, ocorrida entre 1861 e 1865. A guerra teve, como pano de fundo, o fim do regime escravagista. A região sul americana, defensora da escravidão, tentou implantar um novo país, o que levou a um dos conflitos mais violentos da história. O título do livro faz referência ao capitão Nathaniel Starbuck, do exército sulista, mas que tem ascendência nortista. Acusado de traição, ele luta desesperadamente para lavar a sua honra. Para isso, tem de entrar no território inimigo. Cornwell, segundo a crítica, tem uma narrativa solta, que cativa o leitor.

o-inimigo-de-deus15a“O Inimigo De Deus”
12/11/2015 — Já está nas livrarias a obra “O Inimigo de Deus”, o segundo volume da série “As Crônicas de Artur”, escrita pelo britânico Bernard Cornwell. É um romance histórico que retrata a vida do lendário guerreiro Artur, que ganhou fama de rei, embora nunca tenha usado a coroa. Nesse volume, o autor traz os conflitos e as aventuras vividas pelo herói e o pelo seu mais fiel guerreiro, Lorde Derfel, no final do século V. A hora do confronto definitivo com os saxões chegou. O “rei”, então, Artur empreende todas as suas forças e homens para deixar a Britânia apenas para os britânicos. Alianças e juramentos são feitos e a Távola Redonda é, enfim, criada. Mas ele não contava com a expansão do cristianismo em seu território, fato que modifica as regras do jogo.

o-ultimo-reino1O Último Reino
12/09/2015 — “Crônicas Saxônicas”, série de sucesso do escritor Bernard Cornwell, ganhará em outubro deste ano uma adaptação para a televisão. A minissérie “O Último Reino”, baseada no primeiro volume da saga, será exibida pela BBC American. A história conta a vida do rei Alfred e dos seus descendentes. O autor reconstrói as aventuras do monarca que livrou o território britânico da fúria dos vikings, pelo olhar de um garoto capturado e adotado por um dinamarquês. Nas gélidas planícies do norte, ele aprende o modo de vida viking. No entanto, seu destino está indissoluvelmente ligado a Alfred, o rei de Wessex. No Brasil, o livro foi lançado pela Editora Record. Quanto à minissérie, não há previsões da sua chegada por aqui.

waterloo1A Batalha de Waterloo
17/06/2015 — Chegou às livrarias brasileiras mais uma obra que conta parte da história do imperador francês Napoleão Bonaparte. Desta vez, o escritor Bernard Cornwell combina as suas habilidades narrativas com uma pesquisa histórica meticulosamente construída para apresentar a descrição de cada momento dramático da Batalha de Waterloo. Vai desde a fuga do Napoleão da Ilha de Elba até o resultado da matança nos campos de batalha. Através de trechos de cartas e diários do imperador, do duque de Wellington e de soldados e oficiais comuns, o autor dá vida à sensação de como foi travar as famosas batalhas. O livro sai pela Editora Record, com tradução do Bruno Casotti e preço sugerido de R$ 42,00.


 

 

 


© 2017 Tio Oda - Todos os direitos reservados