JOELMA DA SILVA MENDES nasceu no dia 22 de junho de 1974 na cidade de Almeirin no Estado do Pará. Além de cantora, apresenta-se também como compositora, estilista, empresária, coreógrafa, dançarina e produtora musical. Iniciou a carreira em 1994 como integrante da Banda Fazendo Arte. Apareceu para a fama em 1999. Naquele ano formou com o então marido, o guitarrista e produtor Ximbinha, a Banda Calypso. Com ele lançou treze álbuns de estúdio e dez álbuns ao vivo.
O álbum “Banda Calypso pelo Brasil” lançado em 2006 tornou-se um recorde comercial, com mais de 2,5 milhões de unidades vendidas. Recdbeu assim o certificado de disco de diamante quíntuplo. Pesquisa do Datafolha a colocou então no posto de artista mais popular do país. Após o fim da banda em dezembro de 2015 passou três meses concentrando esforços na produção da estreia na carreira-solo. Em abril de 2016 lançou o álbum “Joelma”. O trabalho alcançou o segundo lugar na parada do “Pro-Música Brasil”, entidade representativa das gravadoras.
A mesma posição também foi alcançada na tabela “Brazil Albums Chart” da revista Billboard. Estima-se que em toda a carreira a paraense tenha vendido mais de vinte milhões de discos. Entre os prêmios musicais foi indicada três vezes para o Grammy Latino. Em turnês pelo exterior apresentou-se com sucesso nos Estados Unidos, Portugal, Itália e Inglaterra, entre outros países. A revista econômica Forbes indica que a cantora tem um patrimônio líquido estimado em R$ 70 milhões. O último disco lançado — “Isso É Calypso Na Amazônia” — é de 2022. Na televisão apareceu como jurada em 2023 do programa “The Masked Singer Brasil”, atração exibida na TV Globo.