02Elba

ELBA MARIA NUNES RAMALHO nasceu no dia dezette de agosto de 1951 na cidade de Conceição no Estado da Paraíba. Desde pequena sentia que o sertão não era o seu destino. Enquanto ouvia as serestas que o pai fazia na cidade, sonhava com o Rio de Janeiro. Com a veia musical aguçada viu a vida dar uma guinada quando, com onze anos, a família se mudou para a cidade de Campina Grande. Lá, estudou no Colégio Estadual da Prata, onde participou do coral e de peças de teatro. Deu assim os primeiros passos rumo à carreira artística.

Terminado o curso secundário virou baterista ao formar o grupo musical As Brasas. Esse grupo, com o tempo, começou a fazer sucesso nas cidades do interior do estado. Para os padrões da sociedade paraibana, porém, ela era considerada a “ovelha negra” da família. Enquanto a irmã frequentava salões de beleza, vivia nos botequins junto com a intelectualidade da cidade. Campina Grande ficou pequena para as aspirações da cantora. A salvação veio sob a forma de um convite para participar de uma temporada com o Quinteto Violado, grupo musical da cidade do Recife, capital do Estado de Pernambuco.

Mais à frente, trancou matrícula em duas faculdades (Economia e Sociologia), desligou-se da família e, aos 21 anos, finalmente conheceu o Rio de Janeiro. Na capital carioca comeu o pão que o diabo amassou. Não tinha onde morar e, muitas vezes, nem o que comer. Não podia, porém, voltar derrotada para casa. Integrou o grupo Chegança e fez a personagem Lúcia na peça “Ópera do Malandro”, na qual cantou e interpretou. Foi o começo do sucesso. O passo seguinte, em 1979, foi a gravação do primeiro disco — “Ave de Prata” —, que vendeu noventa mil cópias, uma marca excelente para uma iniciante. Desde então, gravou mais dezesseis álbuns de estúdio e seis DVDs, além seis compilações. Como atriz, são doze créditos.


 

 

 



© 2017 Tio Oda - Todos os direitos reservados