Xianfeng
XIANFENG WENZONG YISHU nasceu no dia dezessete de julho de 1831 no Palácio de Verão da cidade de Pequim. Morreu no dia 22 de agosto de 1861 na cidade de Chengde na atual Província de Hebei. Foi o oitavo imperador da Dinastia Qing. Durante o reinado dele, a dinastia passou por diversas guerras e rebeliões incluindo a Segunda Guerra do Ópio. Foi o último imperador chinês a exercer o poder exclusivo. Quarto filho do Imperador Daoguang, assumiu o trono em 1850 com o império em crise. Poucos meses após a ascensão, a Rebelião Taiping eclodiu no sul do país e se espalhou rapidamente, culminando na queda de Nanjing em 1853.
As revoltas devastaram grandes partes do país e causaram milhões de mortes. A derrota do imperador durante a primeira fase da Segunda Guerra do Ópio levou ao Tratado de Tientsin e ao Tratado de Aigun. Este último resultou na cessão de grande parte da Manchúria ao Império Russo. Interrompidas as negociações, as hostilidades recomeçaram. Em 1860 as forças anglo-francesas entraram em Pequim e queimaram o antigo Palácio de Verão. O Imperador Xianfeng foi forçado a fugir para a propriedade imperial de Jehol. Nessa altura, a saúde dele estava em declínio. Morreu com apenas trinta anos. Foi sucedido pelo filho de seis anos, que se tornou o imperador Tongzhi Zaichun.
Referência
SEGUNDA GUERRA DO ÓPIO — Conflito armado ocorrido na China entre 1856 e 1860 que opôs a Inglaterra, a França e os Estados Unidos à Dinastia Qing. As potências citadas, as vencedoras do conflito, ambicionavam o direito de importar o ópio, um alcaloide analgésico extraído das sementes da papoula, e a possibilidade de abrir a China para os seus próprios produtos. Com a derrota, a China também teve de assinar o Acordo de Aigun, no qual cedeu mais 1,5 milhão de quilômetros quadrados do território norte para o então Império Russo. A Guerra do Ópio foi retratada em filme em 1997.