meiji-tenno1Meiji Tennô

Nasceu no dia 3 de novembro de 1852, na cidade de Kyoto, Japão. Morreu no dia 30 de julho de 1912, na cidade de Tóquio.

Conhecido no ocidente como Mitsuhito, sucedeu seu pai, Komei, em 1867, inaugurando a era Meiji, na qual o Japão se transformou numa sociedade industrial moderna. Ao assumir o império, dedicou-se imediatamente a acabar com o sistema de shogunato — poder militar paralelo, apoiado no feudalismo, que chegou a ser mais forte do que o poder imperial. Restabeleceu a monarquia absoluta em 1867, com a queda de Yoshinobu, o último shogun.

Consolidou a vitória e lançou as bases de um novo estado — centralizado, mas com abertura democrática e economia capitalista —, através da carta de princípios de 1868 e da Constituição do Império em 1889. A constituição o reconhecia como de origem divina — “sagrado” e “intocável” —, estabelecia que as forças armadas só eram responsáveis perante ele e que o sistema educacional propagaria a obediência e lealdade a ele. Também instaurava um regime parlamentarista, com limitações para a atuação do imperador. Ele respeitou fielmente a carta constitucional.

Transferiu a capital de Kyoto para Tóquio e foi o primeiro a sair do tradicional isolamento do cargo, fazendo declarações públicas e visitas diretas ao povo. Seu reinado foi marcado por um progresso intenso em todos os setores. O país se industrializou sob o seu apoio e fiscalização. Ele organizou um moderno exército, com o qual venceu a China (1894/1895), a Rússia (1905) e a Coreia (anexada em 1910). Morreu em 1912 e um general de sua corte (Nogi) praticou o suicídio como prova de lealdade. Foi sucedido pelo filho Yoshihito. As reformas econômicas que empreendeu colocaram o Japão no nível das potências ocidentais.

 

 



© 2017 Tio Oda - Todos os direitos reservados