Nasceu no dia 20 de março de 1502, na cidade de Quito, Peru. Morreu no dia 26 de julho de 1533, na localidade de Cajamarca.
Foi o último soberano inca. Recebeu o reino de Quito, que cabia ao seu irmão Huascar, o que levou o país à guerra civil. O conflito durou anos. Venceu, apoiado por um grande exército. Nessa época, chegavam à América os conquistadores espanhóis chefiados por Francisco Pizarro. Este pediu uma entrevista com o imperador. No dia 16 de novembro de 1532, entrava na Praça de Cajamarca, acompanhado de cerca de dois mil súditos desarmados para o encontro.
O padre Vicente Valverde dirigiu-se a ele e, após expor de maneira breve e dogmática os princípios da fé cristã, exigiu que ele se convertesse e aceitasse o imperador Carlos V como senhor. Diante da recusa do inca, soldados espanhóis exterminaram centenas de indígenas, aprisionando o seu líder. Este concordou em pagar um resgate considerável por sua a liberdade. Francisco Pizarro tomou o resgate e, após o imperador ter sido batizado, mandou que o enforcassem. Foi sucedido pelo irmão Tupac Huallpa e, depois, pelo outro irmão Manco Yupanqui. Ambos, porém, se colocaram a serviço dos interesses de Pizarro e da Espanha.