posterVale
HOW GREEN WAS MY VALLEY foi lançado nos cinemas americanos no dia 28 de outubro de 1941. Recebeu dez indicações para o Oscar de 1942. Venceu cinco nas categorias de “melhor filme”, “melhor direção” (John Ford), “melhor ator coadjuvante” (Donald Crisp), “melhor fotografia” (Arthur Miller) e “melhor direção de arte” (Richard Day e outros). O roteiro baseou-se no romance homônimo do britânico Richard Llewellyn. O custo da produção da 20th Century Fox ficou em US$ 800 mil. A bilheteria total somou US$ 2,4 milhões, uma fábula para a época.

De acordo com a trama, o Huw Morgan vive a infância numa cidade mineradora com os pais, quatro irmãos e uma irmã. Todos os homens da família são trabalhadores em minas de carvão. Devido ao fechamento de uma indústria metalúrgica, muitos operários desempregados vão para as minas e aceitam salários menores, o que diminui as rendas em geral e leva os trabalhadores às greves e, depois, formem um sindicato. A irmã do Huw se apaixona pelo pastor recém-chegado à cidade. Apesar de correspondida, o pastor prefere permanecer fiel à igreja. Assim, a moça acaba se casando com o filho do proprietário da mina. O Huw e os irmãos acabam migrando para os Estados Unidos, onde buscam uma nova vida.

CrispReferência
DONALD CRISP nasceu no dia 27 de julho de 1882 na cidade de Londres, capital da Inglaterra. Morreu no dia 25 de maio de 1974. Começou a carreira de ator em 1910 no curta-metragem “Uma Canção Simples”. Transformou-se com o tempo num dos atores mais requisitados do cinema. No total são 167 créditos. O último registro está no filme “Os Nove Irmãos”, um drama familiar de 1963. O auge da carreira aconteceu em 1941 com o filme “Como Era Verde o Meu Vale”. Pelo desempenho, faturou o Oscar de melhor ator coadjuvante do ano. Também registra setenta e dois créditos como diretor e um crédito como roteirista.


 

 

 



© 2017 Tio Oda - Todos os direitos reservados