Peixes

ABADEJO — Clique AQUI.

ACARÁ — Peixe teleósteo percomorfo, da família dos ciclídeos, pertencente a diversos gêneros e espécies. Ocorre praticamente em todos os continentes. No Brasil, a espécie mais difundida é a Geographus brasiliensis, muito abundante na Bahia e no Rio Grande do Sul. É um peixe iliófago. Ou seja, alimenta-se de lodo, pequenos moluscos, algas, insetos aquáticos e anelídeos presentes no fundo dos ambientes aquáticos. Caracteriza-se por cuidar da prole. Chega a esconder os alevinos na boca quando se sente ameaçado.

ACARÁ-BANDEIRA — Peixe teleósteo percomorfo, da família dos ciclídeos (Pierophyllum scalare), muito ocorrente na Amazônia. Tem coloração prateada com três linhas verticais de cor escura. As nadadeiras são ímpares com raias negras transversais. Na base caudal costuma aparecer uma quarta linha vertical. As nadadeiras anal e dorsal são muito longas. As ventrais são prolongadas em dois filamentos tão longo quanto o corpo. A diferença entre as espécies reside nas proporções entre a altura e o comprimento do corpo e no número de escamas. É um peixe altamente apreciado para aquários, onde consegue viver muitos anos. Reproduz-se com facilidade.

ACARÁ-BARARUÁ — Peixe teleósteo percomorfo da família dos ciclídeos (Cichilauros psittacus), muito ocorrente na Amazônia. Caracteriza-se pela coloração esverdeada, com caprichosos desenhos escuros. Tem mancha negra atrás dos olhos e mancha negra elíptica nos flancos. Mede em geral 25 centímetros de comprimento. Alimenta-se de algas filamentosas, fungos, bactérias e animais minúsculos vivos ou mortos. Na reprodução, o casal cuida ativamente do ninho e dos filhotes. Estes formam um tipo de “nuvem”, sempre nadando em volta dos pais.

TILÁPIA — Clique AQUI.


 

 

 



© 2017 Tio Oda - Todos os direitos reservados