Acariaçu

01

ACARIAÇU — Junção dos vocábulos indígenas “acari” (peixe) e “açu” (grande). Peixe teleósteo, siluriforme, da família dos loricarídeos, cujo nome científico é Pseudacanthicus histrix. Ocorre na Amazônia. Tem coloração escura. O corpo é revestido de placas ósseas com espinhos. A primeira estrutura da nadadeira é muito desenvolvida e revestida de numerosos espinhos, o que dá forma de escova. Mede até oitenta centímetros de comprimento.

A carne é bastante apreciada na culinária amazônica. As receitas vão de ensopados aos assados no forno e na grelha. Há diversas outras espécies, com destaque para o acariaçu-amarelo, ocorrente no Rio São Francisco, e o acariaçu-chicote, ocorrente em todo o país. O acari-lima também ocorre em todo o país. Ele tem cauda muito afilada no sentido final e uma série de filamentos na parte inferior e média da face (mento). A coloração é verde-escura, mais pendente para a azeitona (ovilácea), com pontos negros no corpo. Também é conhecido por cascudo-barbado.

Referência

LORICARÍDEOS é uma família de peixes considerada o maior grupamento taxonômico dentro da ordem dos siluriformes. Esses peixes apresentam hábitos alimentares associados às suas bocas sugadoras e dentes raspadores. Alimentam-se principalmente de algas, mas também de detritos vegetais e pequenos invertebrados. São peixes exclusivamente de água doce. Habitam os rios e lagos da América Central e da América do Sul. O nome da família vem da palavra “lorica”, que se refere a um tipo antigo de armadura. As escamas formam uma carapaça flexível.


 

 

 



© 2017 Tio Oda - Todos os direitos reservados