ft1Jânio

JÂNIO DA SILVA QUADROS nasceu no dia 25 de janeiro de 1917, na cidade de Campo Grande, atual capital do Mato Grosso do Sul. Morreu no dia 16 de fevereiro de 1992, na cidade de São PauloFilho de paranaenses de classe média, estudou em Curitiba e em São Paulo, para onde se mudou no início dos anos de 1930.

Formou-se em Direito em 1939 e trabalhou como advogado na capital paulista antes de entrar para a vida política. Elegeu-se vereador em 1947, deputado estadual em 1950, prefeito de São Paulo em 1953 e governador do estado em 1954. Orador carismático, fez sucesso entre os eleitores com sua pregação sobre moralidade administrativa. Considerado por muitos como populista, nas campanhas eleitorais aparece comendo sanduíches em botequins.

Em sua primeira disputa pela prefeitura paulistana, conquistou grande popularidade ao usar uma vassoura como símbolo da limpeza que pretendia fazer nos órgãos públicos. “Varrer a corrupção”, aliás, foi o tema principal de sua campanha à Presidência da República, em 1960. Eleito com 48% dos votos, resultado até então recorde no Brasil, tomou posse em janeiro de 1961. Renunciou sete meses depois, alegando sofrer pressão de “forças terríveis”. Entre os historiadores, a análise mais aceita é a de que ele queria governar com maior autonomia e poderes em relação ao Congresso Nacional. Sob essa ótica, o ato de renúncia teria sido apenas uma manobra estratégica.

Ele apostava que a renúncia não seria aceita pela população, que o admirava, nem pelos conservadores, que temiam a posse do vice presidente João Goulart, considerado muito à esquerda. Portanto, voltaria mais forte. Seu breve governo foi ambíguo, caracterizado por uma política interna conservadora, de combate à inflação, e por ações externas progressistas, de aproximação com os países socialistas e de defesa aberta de Cuba em seu confronto com os Estados Unidos. Em 1964, teve seus direitos políticos cassados pelo movimento militar. Retornou à vida pública no fim dos anos de 1970. Em 1982, perdeu a disputa pelo governo paulista, mas conseguiu sua última vitória política em 1985, ao eleger-se prefeito da capital. Em 2008, foi lançada a biografia Jânio Quadros: Crônica de Uma Renúncia Anunciada.


 

 

 



© 2017 Tio Oda - Todos os direitos reservados