venceslau-bras1Venceslau Brás

VENCESLAU BRÁS PEREIRA GOMES nasceu no dia 26 de fevereiro de 1868, na cidade de São Caetano da Vargem Grande (hoje Brazópolis), situada no extremo sul do Estado de Minas Gerais. Morreu no dia 15 de maio de 1966, na cidade de Itajubá, no mesmo estado. Realizou os primeiros estudos na sua cidade natal. Depois, transferiu-se para São Paulo, onde se bacharelou em Direito, na Faculdade do Largo do São Francisco. De volta ao seu estado, foi promotor de justiça na cidade de Jacuí. Posteriormente, foi removido para a cidade de Monte Santo de Minas.

Na sequência, abandonou a promotoria para se dedicar à advocacia. Em 1898, depois de se destacar como jurista, foi nomeado secretário do interior de Minas Gerais. Eleito em 1903 para a Câmara Federal, assumiu a liderança da bancada do seu partido. Líder da maioria, foi reeleito em 1906, mas não chegou a terminar o mandato, pois foi chamado, em 1908, para assumir o governo do seu estado natal, após a morte do titular João Pinheiro. No ano seguinte, foi companheiro de chapa do Hermes da Fonseca, sendo eleito, então, vice-presidente da república. Em 1914, foi eleito presidente. De imediato, teve de enfrentar os problemas surgidos com a eclosão da Primeira Guerra Mundial, declarando-se contra a Alemanha e em cooperação com os países aliados.

venceslau-bras2Em seu governo, ocorreram ainda o assassinato do político Pinheiro Machado e a aprovação do Código Civil (1916). Além disso, enfrentou conflitos sociais, com destaque para a Guerra do Contestado. Esse conflito ocorreu na fronteira dos estados do Paraná e Santa Catarina, que disputavam a supremacia de um território. Também teve problemas com as greves operárias ocorridas na cidade de São Paulo em 1917. Reprimiu duramente o movimento. Ainda em seu período, foi registrada a ocorrência de uma epidemia de Gripe Espanhola, durante a qual morreram cerca de 15 mil pessoas. Terminado o mandato, retirou-se da vida pública, fixando residência na cidade de Itajubá. Depois da morte, foi homenageado, com o empréstimo do nome para três cidades: Venceslau Brás em Minas Gerais e no Paraná e, ainda, Presidente Venceslau, em São Paulo.


 

 


© 2017 Tio Oda - Todos os direitos reservados