delfim moreira1Moreira

DELFIM MOREIRA DA COSTA RIBEIRO nasceu no dia sete de novembro de 1868, na cidade de Cristina, Minas Gerais. Morreu no dia 1.º de julho de 1920, na cidade mineira de Santa Rita do Sapucaí. Foi o décimo presidente do Brasil. Assumiu no dia 15 de novembro de 1918 e saiu no dia 28 de julho de 1919.

Realizou os estudos no seminário católico da cidade de Mariana, em seu estado. Pertenceu à geração dos republicanos históricos, formados na Faculdade de Direito de São Paulo. Começou a carreira profissional como promotor público nas cidades mineiras de Santa Rita do Sapucaí e Pouso Alegre. Ingressou na Política como vereador. Em seguida, em 1894, elegeu-se deputado estadual, exercendo o mandato até 1902. Depois disso, assumiu a Secretaria do Interior de Minas Gerais. Esse trabalho o levou para a Câmara Federal em 1908, mas renunciou ao mandato para ficar em seu estado.

De 1914 a 1918 exerceu o cargo de governador de Minas Gerais. Eleito vice-presidente da República para o período 1918-1922, chegou à presidência em novembro de 1918 em decorrência do afastamento do titular, Rodrigues Alves, vítima da gripe espanhola. Com a morte do Alves em janeiro do ano seguinte, assumiu definitivamente a presidência. Mas, também com graves problemas de saúde, delegou a maioria das suas funções ao ministro da Viação, Francisco de Melo Franco. Em maio, presidiu as eleições para a escolha de um novo presidente. Dois meses depois, entregou o cargo ao paraibano Epitácio Pessoa. As crônicas do período informam que a sua presidência foi marcada por vários problemas sociais, no que redundou num grande número de greves gerais.


 

 

 



© 2017 Tio Oda - Todos os direitos reservados