capaMiseráveis

OS MISERÁVEIS foi publicado originalmente pelo Victor Hugo em 1862 na cidade de Paris. O texto expõe a filosofia política do autor. Ele retrata a desigualdade social existente na França naquele período. É um dos poucos romances que continuou vivo depois da publicação original. Surgiram no tempo diversas versões resumidas, adaptações, filmes e o famoso musical. Mas, de acordo com a crítica, para entender a verdadeira escala da obra é preciso voltar ao texto original dela. Esse texto se preocupa com a forma como a vida individual se desenvolve no contexto de eventos históricos marcantes.

Para responder às diversas questões levantadas pelo autor, surge o personagem Jean Valjean. Ele é a chave de tudo, um condenado fugitivo que tem necessidade de se redimir das suas faltas por intermédio da filha adotiva Cosette. Valjean é perseguido pelo extraordinário inspetor Javert, personagem implacável na determinação de aplicar a lei e prender o protagonista. As vidas dos dois se entrelaçam. Esse drama pessoal de caçador e presa tem como cenário a cidade de Paris na época da Revolução Francesa. Quando a Cosette se apaixona pelo idealista radical Mário, Valjean vislumbra a possibilidade de perder tudo o que sempre amou. O “Os Miseráveis” atravessou os tempos e se tornou um clássico.

Autor

hugoVICTOR–MARIE HUGO nasceu no dia 26 de fevereiro de 1802 e morreu no dia 22 de maio de 1885 na cidade de Paris, capital da França. Foi romancista, poeta, dramaturgo e ensaísta. Na política destacou-se como ativista pelos direitos humanos e acabou sendo eleito senador da Assembleia Nacional. Na literatura começou a escrever muito cedo. São mais de cinquenta obras. A primeira, a “Diversas Odes e Poesias”, saiu em 1822 quando tinha vinte anos. No primeiro romance de sucesso, o “O Último Dia de Um Condenado à Morte” de 1829, ele condena a pena de morte. A crítica aponta como a obra-prima dele o romance “Os Miseráveis”, livro lançado em 1862 quando tinha sessenta anos.


 

 

 



© 2017 Tio Oda - Todos os direitos reservados