capaGerminal

GERMINAL foi lançado originalmente na França em 1885. A primeira edição brasileira apareceu somente em 1981 por iniciativa da Editora Abril no bojo de uma coleção de clássicos. O livro tem 535 páginas. É um dos textos mais politizados da literatura mundial. Ele trata das condições em que viviam na época os trabalhadores mineiros de uma cidadezinha no norte da França no Século 19. Para compor o romance, o autor Émile Zola passou dois meses trabalhando nas minas. Viveu com os mineiros, comeu e bebeu nas mesmas tavernas, a fim de se familiarizar com o meio. Desse trabalho resultou um romance vibrante.

O título lembra o sétimo mês do calendário revolucionário francês, associado às insurreições das massas, violência, pobreza e fome. Tudo isso está na história central do romance: a erupção e o fracasso e uma greve geral e seu resultado negativo. Na narrativa principal está a assimilação emocional e política do Etienne Lantier a uma comunidade mineradora. Ilumina um mundo sombrio e esquecido, à beira da revolta. A progressão dele de um forasteiro neutro para um líder grevista mobiliza uma luta coletiva, sutilmente apresentada com as contradições e os compromissos da crença e aspirações individuais. O texto é permeado de oposições significativas, mas o capitalismo subjuga todos os protagonistas. O livro foi diversas vezes adaptado para o cinema e a televisão.

zolaAutor
ÉMILE ZOLA nasceu no dia dois de abril de 1840 e morreu no dia 29 de setembro de 1902 na cidade de Paris, capital da França. É considerado pela crítica o representante mais expressivo da escola literária naturalista. Foi presumivelmente assassinado por desconhecidos em 1902, quatro anos depois de ter publicado o famoso artigo “J'accuse”, trabalho em que acusa os responsáveis pelo processo fraudulento de que o militar Alfred Dreyfus foi vítima. Começou a escrever com pouco mais de vinte anos de idade. O primeiro romance, o “Contes à Ninon”, saiu em 1864. Entrou para a história da literatura com o romance “Germinal” de 1885. No total são trinta e dois romances e novelas, dois livros de poesia, nove de obras críticas e quatro peças teatrais.


 

 



© 2017 Tio Oda - Todos os direitos reservados