20200715aSanta Clara

CLARA DE ASSIS nasceu no dia 16 de julho de 1193 e morreu no dia 11 de agosto de 1253, na cidade de Assis, Itália. Foi a fundadora do ramo feminino da ordem franciscana, a chamada Ordem de Santa Clara ou Ordem das Clarissas. Pertencia a uma família nobre e era dotada de grande beleza. Destacou-se desde cedo pela caridade e respeito para com os pequenos. Tanto que, ao se deparar com a pobreza evangélica vivida pelo Francisco de Assis, enche-se de vontade de segui-lo. Mesmo com a oposição da família, que pretendia lhe arranjar um casamento vantajoso, abandonou o lar com dezoito anos para seguir a vida religiosa.

Para isso, rumou ao encontro do Francisco de Assis, passando a viver na mais estrita pobreza. O primeiro milagre dela aconteceu em vida. Conta-se que uma das irmãs da congregação havia saído para pedir esmolas para os pobres que iam ao mosteiro. Como não conseguiu quase nada, voltou desanimada. Clara lhe teria dito: “Confia em Deus!”. Quando a santa se afastou, a outra freira pegou no embrulho da companheira e não conseguiu levantá-lo. Tudo havia se multiplicado. Noutra ocasião, quando da invasão de Assis pelos sarracenos, ela apanhou o ostensório com a hóstia consagrada e enfrentou o chefe deles, dizendo que Jesus Cristo era mais forte que eles. Os agressores, tomados por inexplicável pânico, fugiram.

Por este ato, Clara é representada segurando o ostensório na mão. Um ano antes da sua morte, em 1252, Clara assistiu à celebração da eucaristia sem precisar sair do seu leito. Neste sentido é que passou a ser aclamada como protetora da televisão. Diversos episódios da vida da santa compõem as florinhas de São Francisco. Por terem sido escritos muitos anos após a morte de ambos, alguns historiadores contestam esses relatos. Mas, as histórias retratam bem o espírito dos dois e os primeiros acontecimentos quando da criação das Ordens Franciscanas. Por tudo o que fez pela igreja, a Clara recebeu a canonização no dia 23 de agosto de 1255 em decreto assinado pelo papa Alexandre IV. A festa litúrgica em homenagem à santa é realizada anualmente no dia onze de agosto. A vida da Santa Clara foi algumas vezes contadas no cinema e na televisão.


 

 

 



© 2017 Tio Oda - Todos os direitos reservados