01Berthe

BERTHE MORIZOT nasceu no dia 14 de janeiro de 1841, na localidade de Bourges, Departamento de Cher, França. Morreu no dia 2 de março de 1895, na cidade de Paris. Filha de pais abastados e com tendências artísticas, iniciou seus estudos de pintura muito cedo, possibilitando-lhe a absorção de grande domínio técnico. Conheceu Henri Fantin-Latour em 1859 e, em 1860, foi incentivada por Jean-Baptiste Corot, com quem trabalhou entre 1862 e 1868.

Durante o período em que se dedicou a copiar os grandes mestres do Museu do Louvre, fez amizade com Edouard Manet (1868), que, ainda jovem e desconhecido, também a isso se dedicava. Fez dela inúmeros retratos. Expôs seguidamente no Salão de Paris entre 1864 e 1873, fator decisivo para os pintores da época, fazendo-se notar por suas imagens e interiores. Foi a primeira mulher a se ligar aos pintores impressionistas. Orientou-se para um gênero de pintura clara, luminosa e de exterior. 

Participou com destaque das exposições do grupo impressionista, muito combatido nas ocasião pelos pintores e críticos de orientação acadêmica. Em 1874, casou-se com Eugène Manet, irmão de Edouard, o pintor, e manteve na capital francesa um brilhante círculo de artistas e escritores, do qual participaram Pierre-Auguste Renoir e Stéphane Mallarmé, entre outros notáveis da época. Sua obra, influenciada em princípio por Manet e depois Renoir, caracteriza-se pela naturalidade dos temas, baseados em cenas da vida familiar e mundana, aos quais sua sensibilidade emprestava tons claros e matizados. Em 2012, o canal França 3 produziu e exibiu um telefilme sobre a vida da artista.


 

 

 



© 2017 Tio Oda - Todos os direitos reservados