gainsborough in1Thomas Gainsborough

Nasceu no dia 14 de maio de 1727, na localidade de Suffolk, Inglaterra. Morreu no dia 2 de agosto de 1788, na cidade de Londres. Em Londres, onde se fixou em 1740, trabalhou com o gravador francês Hubert Gravelot. Participou, com Francis Hayman, da decoração dos Vauxhall Gardens, o que lhe permitiu que se iniciasse, indiretamente, no estilo rococó pastoral. Nessa mesma época, copiou e restaurou obras holandesas de segunda importância. Em seus primeiros retratos, conseguiria conciliar essas duas correntes.

Em 1748, foi para Sudbury e, em seguida, para Ipswich e Bath. Decidiu ser retratista para ganhar a vida (apesar de suas primeiras tentativas serem bastante tímidas). Em 1759, já havia adquirido uma evidente liberdade de estilo. Grandemente influenciado por Antoon Van Dyck, é na arte deste mestre flamengo que se encontra a chave de seus mais importantes retratos, especialmente Mr, Poyntz, de 1762. Recebido festivamente em Londres em 1780, conseguiu o favor da família real. No ano seguinte, expôs na Real Academia os retratos do rei e da rainha.

Em1787, resolveu expor suas obras em seu próprio atelier. Seus retratos se tornaram então mais sedutores e incisivos. Ganharam liberdade de execução. Na década de 1780, abordou outro gênero (o dos “caprichos”), inspirado num quadro do espanhol Bartolomé Esteban Murillo. Desta fase, destaca-se A Jovem Camponesa com o Cântaro e Seu Cão (1785). Esse gênero de pintura obteve imenso sucesso. O artista encontrou, assim, o pretexto para fundir, numa só obra, paisagens e retratos imaginários. Espírito criador, de uma vitalidade excepcional, ocupou na arte inglesa um lugar de destaque. Seu maior paradoxo foi o de ter contribuído, apesar de ser antes de mais nada um retratista, para abrir caminho para a pintura de paisagens.


 

 

 



© 2017 Tio Oda - Todos os direitos reservados