edgard-degas in1Edgard Degas

EDGAR HILAIRE GERMAIN DEGAS nasceu no dia 19 de julho de 1834 e morreu no dia 27 de setembro de 1917, na cidade Paris.

Além de pintor, foi gravurista, escultor e fotógrafo. Antes de se filiar ao Impressionismo, era um pintor acadêmico, convencional e indeciso. Filho de uma família burguesa, toda a sua formação, incluindo viagens de estudos à Itália (1855 a 1857) e cursos na Escola de Belas Artes e no Museu do Louvre, encaminhava-o para o academismo, que apareceu em suas primeiras telas. A busca da “modernidade” surgiu pela primeira vez em 1860 (A Família Benelli), mas revelou tão-somente um artista indeciso sobre as maneiras de encaminhar a sua arte. Foi o encontro e a amizade com Édouard Manet, então em completa rebelião contra toda a tradição pictórica estabelecida, que o influenciaria decisivamente.

edgard-degas hortense1Num outro quadro de 1860 — Exercícios de Jovens Espartanos —, a duplicidade de influências é bastante clara: a paisagem e um grupo em segundo plano são feitos de maneira rigorosamente ortodoxa, enquanto os perfis das personagens centrais já aparecem traçados com muito maior liberdade. E Manet não foi somente um conselheiro. Serviu também de tema, quando, durante a década de 1860, resolveu se dedicar mais aos retratos. Entretanto, a tela mais importante dessa fase seria o Retrato de Hortense Valpinçon (1869), no qual esboça uma técnica mais pessoal, deixando entrever o futuro do impressionismo.

Daí por diante, iria fixar o estilo que lhe é peculiar. Renovou o sistema perspectivo descentralizando a composição. Para isso, colocou as figuras sob os cantos do quadro, numa angulação oblíqua. Sua perspectiva amplifica e “areja” o espaço. A luz e a decomposição das cores são representadas por pinceladas soltas e descuidadas. Para ele, o desenho tinha mais importância do que a cor. Seus traços se fazem rápidos, simples, despojados, cheios de movimento. Quanto ao tema, focalizava pessoas, naturais e comuns, sem jamais idealizar as personagens, as quais ambientava em cenas corriqueiras — num teatro, em casa, no prado, dançando, conversando, costurando, etc.

edgar-degas modistas1Em 1872, como recordação de uma viagem aos Estados Unidos, pintou A Bolsa de Algodão de New Orleans e, no mesmo ano, a Aula de Dança. Participou desde as primeiras tentativas em 1874 da exposição de artistas “independentes”. Compôs O Absinto em 1879 e Nas Corridas em 1880. Simultaneamente, começou a se interessar pela escultura. Nesse campo, sua primeira obra — uma dançarina de cera — foi enviada à VI Exposição Impressionista. A penúltima década do século XVIII marcou a fase de maior produtividade: As Modistas (1883), O Tub (1886), O Banho (1890) e o início da série Mulheres Fazendo a Toalete (1885).

Em viagens pela França, recolheu material para quarenta pequenas paisagens, concisas, breves e pintadas em tons claros, que viriam a ser objeto de sua única exposição particular em 1892. Aos 58 anos, ainda gozava de perfeita disposição, mas a pintura se tornava muito difícil: ele começara a perder a visão. Ainda realizou alguns trabalhos, substituindo a visão pelo tato e empregando pastel, lápis e guache (ao invés do óleo, que lhe fugia a percepção). Finalmente impossibilitado de prosseguir no seu trabalho, acabou se retirando para Saint Valéri-sur-Some. Parte importante de sua obra é dedicada a uma pesquisa, que entre os impressionistas, ele foi o único a desenvolver: a da forma no espaço. Sua preocupação foi determinar os diversos aspectos pelos quais o espaço se organiza em torno da figura humana segundo o seu enquadramento em relação ao local figurado.

 

 



© 2017 Tio Oda - Todos os direitos reservados