O Que É Que Há?

21/11/2023 — Fábio Jr, um dos representantes da Música Popular Brasileira, completou nesta data setenta anos. O Escritório Central de Arrecadação e Distribuição de Direitos Autoriais, para comemorar, fez um estudo sobre as obras musicais e gravações do artista cadastradas no banco de dados da instituição. A música “O Que é Que Há?”, uma parceria dele com Sergio Sá, é a que se apresenta na liderança do ranking das mais regravadas e também na lista das mais tocadas nos últimos cinco anos no Brasil. O Fábio tem 133 obras musicais e 558 gravações cadastradas no banco de dados do ECAD. As obras são as composições com letra e/ou melodia. As gravações são registros gravações disponibilizadas em forma digital (streaming) ou em suporte físico (discos).

Fábio

cabocla1FÁBIO CORRÊA AYROSA GALVÃO nasceu no dia 21 de novembro de 1953 na cidade de São Paulo. Além de compositor e cantor, é um ator de sucesso. Começou a cantar ainda criança. Com treze anos em 1966 ganhou fama ao participar de teleteatros na TV Cultura de São Paulo. Em 1973, já com o pseudônimo Fábio Jr., transferiu-se para a TV Tupi para apresentar programas musicais. O primeiro álbum de estúdio foi lançado em 1975. Intitulado “Mark Davis”, um outro pseudônimo, o trabalho obteve críticas moderadas. O primeiro sucesso aconteceu apenas em 1987. O álbum “Sem Limite Para Sonhar” tornou-se o grande sucesso do ano.

Transformou-se a partir daí numa referência para a música popular brasileira. No total como cantor são vinte e quatro álbuns de estúdio, cinco álbuns ao vivo e duas coletâneas. Estima-se que tenha vendido quase vinte milhões de discos na carreira. O sucesso na música abriu para ele as portas para carreira de ator. No total no cinema e na televisão são vinte e seis créditos. Estreou em 1977 na novela “O Feijão e o Sonho”, produção da TV Educativa. A primeira novela na Globo foi a “Cabocla”, na qual fez par com a atriz Glória Pires, com quem se casaria mais tarde. Esteve nos 171 capítulos exibidos em 1979. O último registro é o filme “Me Tira da Mira”, trama policial protagonizada pela filha Cléo Pires em 2022.


 

 

 



© 2017 Tio Oda - Todos os direitos reservados