Gravações
& Composições
02/10/2025 — Símbolo da música romântica brasileira, o Wando Reis teria completado oitenta anos se estivesse vivo. Para celebrar, o Escritório Central de Arrecadação e Distribuição e Distribuição de Direitos Autorais preparou um levantamento especial sobre a obra do mineiro-carioca. O artista reúne 245 composições e 402 gravações cadastradas no banco de dados do órgão. De acordo com os dados, a música “Chora Coração” foi a mais tocada nos últimos cinco nas emissoras de rádio, na televisão e em shows. A “Moça” é a canção mais regravada. São 42 registros identificados. A “Fogo e Paixão”, um dos maiores sucessos do cantor, não integra a lista, pois a composição é de autoria da ex-mulher dele, a Rose Marie Burci. Gravou 28 álbuns de estúdio.
Wando
WANDERLEY ALVES DOS REIS nasceu no dia dois de outubro de 1945 na cidade de Cajuri em Minas Gerais. Morreu no dia oito de fevereiro de 2012 na cidade de Nova Lima. O apelido “Wando” foi dado pela avó. Ainda pequeno, mudou-se de sua terra natal para Juiz de Fora, onde se formou em violão erudito e começou a lidar com música em 1965. Nessa época, já participava de conjuntos e se apresentava em bailes da região. Mais tarde, mudou-se para a cidade de Volta Redonda no Rio de Janeiro, onde trabalhou como motorista de caminhão e feirante.
A carreira profissional começou em 1969. Mas o sucesso popular veio a partir de 1973. A principal canção dele — Fogo e Paixão —, do álbum “O Mundo Romântico do Wando”, trabalho lançado em 1988, alcançou grande repercussão nacional. Alçou-o ao topo da indústria fonográfica do país. O último disco — “Romântico Brasileiro e Sem VergonhaGlória ” — foi lançado em 2005. Celebrizou-se também por distribuir em seus shows calcinhas para as fãs. No total na carreira são vinte e oito álbuns de estúdio. Estima-se que tenha vendido na carreira cerca de dez milhões de discos. Recebeu dezenove discos de ouro (acima de 40 mil cópias), sete discos de platina (mais de 80 mil cópias) e dois discos de diamante (mais de 500 mil cópias).
Follow @otiooda
© 2017 Tio Oda - Todos os direitos reservados