banner-topo

Oscar Wilde: chega às livrarias uma nova edição do clássico “O Retrato de Dorian Gray”

o-retrato-de-dg1Wilde e o Dorian Gray

11/08/2014 — A Editora Landmark está enviando para as livrarias brasileiras uma nova edição do clássico “O Retrato de Dorian Gray”, do escritor irlandês Oscar Wilde. É uma edição bilíngue e comentada a partir do texto original, publicado em 1890. No romance, Dorian Gray é um belo rapaz que aceita ser retratado pelo artista plástico Basil Hallward. Ele conhece o lorde Henry Wotton, um aristocrata cínico que apresenta o jovem ao mundo dos prazeres imediatos. Apaixonado por sua própria imagem, o personagem misteriosamente preserva sua juventude, mesmo com o passar das décadas. Oscar Wilde, que completa 160 anos de nascimento em 2014, é homenageado com outro lançamento, “De Profundis”, livro pouco conhecido e estudado. O autor escreveu o volume durante sua passagem pela prisão, em 1895, e apresenta o texto em forma de carta, em tom autobiográfico.

wilde1OSCAR FINGAL O´FLAHERTIE WILLS WILDE nasceu no dia 16 de outubro de 1854, na cidade de Dublin, Irlanda. Morreu no dia 30 de novembro de 1900, na cidade de Paris, França.

Realizou seus estudos no Trinity College, uma escola de sua cidade natal. Em 1874, ingressou no Magdalen College, de Oxford, Inglaterra. Premiado por seu poema, Ravenna, em 1878, tornou-se conhecido como escritor. Ao mesmo tempo, por suas tendências homossexuais e seus costumes, excêntricos para a época (cabelos compridos, roupas vistosas, gosto por flores e porcelana azul), foi, frequentemente, objeto de sátiras. Em 1882, viajou aos Estados Unidos, onde realizou conferências sobre o pré-rafaelismo. No mesmo ano, escreveu a peça Vera. Regressando para a Europa, instalou-se em Paris, capital francesa.

Em 1888, publicou The Happy Prince and Other Tales (O Príncipe Feliz e Outros Contos), seguido de Lord Arthur Savile´s Crime and Other Stories (O Crime de Lorde Arthur Savile e Outras Histórias, 1891); The Picture of Dorian Gray (O Retrato de Dorian Gray, 1891); e a coletânea de contos A House of Pomegranates (Uma Casa de Romãs, 1892). Destacou-se também como dramaturgo, como na comédia Lady Windermere´s Fan (O Leque de Lady Windermere, 1892) e outras, que satirizavam, através do absurdo, os costumes da Era Vitoriana (era de costumes rigorosos implantada pela rainha Vitória, do Reino Unido). O amoralismo manifesto nessas obras se tornou acentuado na peça Salomé (1893), que foi censurada na Inglaterra.

oscarwilde in2Casado desde 1884, teve dois filhos. Mas, simultaneamente, mantinha uma ligação com o jovem Alfred Douglas. Isso o levaria, em 1895, à condenação por dois anos de trabalhos forçados por corrupção de menor. Depois, abalado moral e fisicamente, adotou o nome de Sebastian Malmoth, mas logo viria a falecer, deixando outras grandes obras em que expõe suas idéias anarquistas. De todos os seus livros, a crítica elegeu como obra-prima O Retrato de Dorian Gray, que teve inúmeras adaptações cinematográficas em vários países. A mais recente é de 2009, dirigida pelo cineasta britânico Oliver Parker, com o ator (também britânico) Ben Barnes como protagonista.

oscarwilde in3Em 1997, foi feita uma cinebiografia intitulada Wilde, dirigida pelo cineasta britânico Brian Gilbert, e lançada no Brasil em 1999. A sua morte sempre foi atribuída à sífilis. Pesquisadores sul-africanos, em 2000, analisaram os diagnósticos da época e levantaram outra hipótese: ele teria morrido de uma simples otite, agravada durante os anos de prisão a que fora condenado por sodomia. Otite era uma doença grave antes da descoberta dos antibióticos. O boato sobre a sífilis foi aceito porque combinava com o escândalo que cercou seu homossexualismo.

Em 2006, a editora Berlendis & Vertecchia, com adaptação do artista plástico Gonzalo Cárcamo, lançou no Brasil o livro O Amigo Fiel. Trata-se de uma fábula sobre as diferentes e complicadas exigências de lealdade que esse laço impõe a dois amigos. A edição trouxe belas ilustrações coloridas. O desenhista modificou os personagens animais, recorrendo a bichos da fauna brasileira — o pintarroxo que conta a história no conto do escritor irlandês se transforma nessa versão num currió. Em 2009, a editora Hedra, com tradução de Francisco Innocêncio, lançou a obra Teleny, ou o Reverso da Medalha, considerada uma das primeiras obras homoeróticas em língua inglesa. Em 2010, a editora Berlendis & Vertecchia, com tradução de Ivo Barroso, lançou Salomé, que traz a versão direta da peça, publicada originalmente em 1893. O livro inclui a iconografia com obras do escritor.

Presente para o carcereiro
19/06/2014 — Uma primeira edição de The Importance of Being Earnest (A Importância de Ser Prudente, em tradução recente), de Oscar Wilde, com uma dedicatória feita pelo autor para James Nelson, o administrador da prisão na qual esteve confinado, foi vendida em Londres por 55 mil libras (cerca de R$ 210 mil). Em 1899, o escritor irlandês esteve preso por “indecência grave e sodomia”. O mimo foi uma demonstração de gratidão, pois o administrador prisão permitiu que ele voltasse a ler e a escrever em seu segundo ano de reclusão. A obra vendida é a edição de número treze das cem cópias feitas na época do último trabalho de Wilde, que foi escrito antes de ele ser preso em maio de 1895.



© 2013 Tio Oda - Todos os direitos reservados