Adriana
ADRIANA DA CUNHA CALCANHOTTO nasceu no dia três de outubro de 1965 na cidade de Porto Alegre, capital do Rio Grande do Sul. Filha de artistas, ganhou com seis anos de idade o primeiro violão. Além de aprender o instrumento num curto espaço de tempo, também passou a cantar. Profissionalmente começou se apresentando em barzinhos da capital gaúcha. O primeiro álbum de estúdio — “Enguiço” — saiu em 1990.
O disco trouxe os primeiros trabalhos autorais, canções mescladas com regravações da música popular brasileira como a “Sonífera Ilha” (Titãs) e a “Caminhoneiro” (Roberto Carlos). O disco de maior sucesso é o “Público”, trabalho lançado em 2000. Vendeu mais de 600 mil cópias. Emplacou várias canções em trilhas de novelas, com destaque para a “Maldito Rádio” da “Cheias de Charme” (2012). No total na carreira são treze álbuns de estúdio. O último deles, o “Errante”, é de 2023.
Livro
22/02/2017 — Com 25 anos de carreira, 17 discos lançados, incontáveis canções lançadas, a Adriana Calcanhotto é uma das cantoras e compositoras de maior destaque da musica popular brasileira. Ao longo da sua trajetória, a artista gaúcha marcou presença nos palcos brasileiros com shows memoráveis. Agora, está lançando o livro “Pra Que Serve Uma Canção Como Essa? A obra reúne 91 letras da compositora, a maioria composições de sucesso. Mas há também algumas inéditas. A seleção dos textos foi feita pelo poeta Eucanaã Ferraz, que organizou o livro em ambientes temáticos, pelos quais transitam as composições. Carioca, o poeta é autor de livros como “Desassombro” (2001), que conquistou o Prêmio Alphomsus de Guimarães, da Fundação Biblioteca Nacional.
Follow @otiooda
© 2017 Tio Oda - Todos os direitos reservados